ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Feira Central reúne histórias para conquistar reconhecimento nacional

Equipe gravará depoimentos a partir das 19h30 em um dos espaços mais tradicionais da cidade

Kleber Clajus | 17/12/2017 15:35
Equipe deve gravar e digitalizar fotos de quem tem histórias para contar na feira (Foto: Divulgação/PMCG)
Equipe deve gravar e digitalizar fotos de quem tem histórias para contar na feira (Foto: Divulgação/PMCG)

Histórias de amor, reencontro ou memórias de família serão gravadas, neste domingo (17), na Feira Central de Campo Grande. Todo o material deve ser reunido pela associação para validar pedido de reconhecimento do espaço como patrimônio imaterial brasileiro.

Conforme a presidente da associação, Alvira Appel, foram estruturados espaços de gravação e digitalização de fotos com objetivo de constituir registro público sobre como a feira faz parte da vida dos sul-mato-grossenses e de quem por aqui passa. Evento começa às 19h30, enquanto a finalização dos trabalhos está prevista para janeiro.

Toda a produção teve orientação prévia do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), tendo por objetivo registrar o legado dos primeiros feirantes aos atuais, assim como as relações afetivas estabelecidas por quem se encontrou por ali e constituiu família.

“A mãe de um radialista, que nos prestou serviço, lhe contou que conheceu o esposo há 60 anos na feira e tinha foto desse momento. Hoje ele já é falecido”, relatou Alvira. “Chamamos as pessoas para registrar suas histórias, começar o ano que vem com olhar diferente”.

Tradição quase centenária, o espaço de gastronomia e compras originou-se por influência dos descendentes japoseses da região de Okinawa. A feira chegou a ser instalada na Avenida Afonso Pena, Calógeras, Antônio Maria Coelho, José Antônio com Abrão Júlio Rahe, Padre João Crippa e, finalmente, na Esplanada Ferroviária onde está há 13 anos. Esta abre às quartas, quintas e sexta-feiras a partir das 16h, já sábados e domingos às 12h.

Nos siga no Google Notícias