A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

24/09/2012 19:12

Grade é aprovada, mas segurança na Ary Coelho ainda preocupa

Elverson Cardozo
Praça Ary Coelho agora é fechada. (Foto: Pedro Peralta)Praça Ary Coelho agora é fechada. (Foto: Pedro Peralta)

Os campo-grandenses já perceberam que a principal novidade da praça Ary Coelho, reinaugurada na noite de sábado (22), foram as grades instaladas ao redor do terreno. A segurança, com o cercamento, promete ser melhor, mas isso não significa o fim do vandalismo.

Para tomar conta do espaço, que ficará aberto das 5h às 22h, a prefeitura designou quatro guardas municipais, dois durante o dia e dois no período noturno. Segundo a assessoria de imprensa, uma viatura do órgão estará à disposição dos servidores, que também podem solicitar apoio da PM (Polícia Militar), caso seja necessário.

Entre comerciantes, visitantes e moradores as opiniões se dividem entre aprovar ou não as grades. Para a dona de casa Raque Alexandre, de 36 anos, as cercas garantem tranquilidade.

“Se continuar assim está bom”, disse, ao comentar que a “antiga” Ary Coelho era “feia” e não tinha destaque. A filha, Jaqueline Alexandre Torres, de 18 anos, concorda e aproveita para dizer que a revitalização trouxe um novo aspecto ao local.

Moradora de Anastácio, Marlene Martins, de 50 anos, resolveu levar a neta para passear hoje e, como acompanhou a reinauguração pela televisão, foi direto à Ary Coelho.

A área escolhida foi o playground infantil, que conta com brinquedos novos e está instalado em cima de pisos de borracha, ao invés da areia. O cercamento reforça a segurança, afirmou. “Se não tiver isso quando menos você esperar eles estão na rua”, comentou, se referindo às crianças.

Chafariz ganhou iluminação especial e sonorização. (Foto: Minamar Junior)Chafariz ganhou iluminação especial e sonorização. (Foto: Minamar Junior)

A nora, Silvana Lourenço dos Santos, de 27 anos, não gostou e disse que se sentiu presa. A “bandidagem”, disse, não vai acabar porque cercaram a praça. Sobre esse aspecto, dona Marlene teve de concordar. “À noite eu acho que não vai adiantar. Quando eles querem entrar eles entram, não tem jeito”, ressaltou.

Mas a insatisfação de Silvana tem motivo. Ela não gosta é da cidade e quer voltar para Nova Monte Verde (MT), onde morava. “Não gostei daqui. Lá é tranquilo, você vive mais livre. Aqui você tem que ter cuidado com tudo”, finalizou.

Novidades - Foram várias as alterações na praça mais antiga de Campo Grande. O coreto, por exemplo, recebeu telhas japonesas, pintura nova, rampas de acessibilidade, pontos de iluminação, grama nas laterais e um jardim de azaléias.

Coreto foi reformado e a praça ganhou uma academia ao ar livre. (Foto: Minamar Junior)Coreto foi reformado e a praça ganhou uma academia ao ar livre. (Foto: Minamar Junior)
Chafariz recebeu acabamento em mármore e pedra miracema. (Foto: Minamar Junior)Chafariz recebeu acabamento em mármore e pedra miracema. (Foto: Minamar Junior)

Os banheiros – masculino e feminino – agora têm catracas e a entrada será cobrada. São quatro repartições, sendo uma, em ambos, destinado aos portadores de necessidades especiais.

O Chafariz permanece no mesmo lugar. A diferença é a o sistema de iluminação sincronizada à sonorização e um conjunto de jardins que deu um novo aspecto à fonte azul.

O acabamento foi com mármore e pedra miracema, o mesmo utilizado nas mesas de jogos. Mas alguns dos idosos que costumam frequentar o espaço se mostraram insatisfeitos.

Acostumados à sombra do Horto Florestal, refúgio durante a reforma, eles agora reclamam da falta de sombra justamente na área onde as mesas foram instaladas. É o mesmo local, mas, segundo os frequentadores, há uma árvore a menos, que teria caído.

Às 12h, horário em que o local costuma ficar lotado, três das sete mesas estavam vazias. O aposentando Aniceto Correa, de 66 anos, relata que não foi consultado durante a obra.

Área de jogos ganhou mesas de mármore, mas o sol tem irritado os frequentadores. (Foto: Rodrigo Pazinato)Área de jogos ganhou mesas de mármore, mas o sol tem irritado os frequentadores. (Foto: Rodrigo Pazinato)

“Se perguntaram eu não estava aqui. Agora tenho que aceitar”, disse, fazendo referência à “nova” área de jogos. Luiz de Souza Miranda, de 74 anos, um dos mais antigos, também reclama. Disse que o horto é “muito melhor porque lá tem sombra e até água gelada na secretaria”.

“Fica complicado levar tanto calor no lombo”, argumentou Severino de Lima, de 68 anos. Já que a árvore caiu, o jeito é construir uma cobertura, sugeriu. “A gente é velho, né?”.

Paisagismo – O paisagismo da praça também foi reformulado. O terreno recebeu apenas vegetação perene, resistentes às altas temperaturas. As partes mais ensolaradas ganharam a beleza das flores.

Entre as espécies estão a iris germânica, hemerocallis, alpinia, azaléia, erika, moréia, cambará branco, amarelo e vermelho. Na vegetação plantada nas sombras predominam as espécies dionelis, grama amendoim e as palmeiras fênix e liríope.

Confira, abaixo, como ficou a Praça Ary Coelho após sua 16º reforma.



...muito bom!!!, gostei, agora só entra lá quem é bem educado, se comporta bem e não faz vandalismo contra a coisa pública....
 
sandra rosa em 25/09/2012 12:36:00
E O POVÃO SÓ RECLAMA, APRENDA A ZELAR DO PATRIMÔNIO PUBLICO, E AGRADEÇA POR MAIS ESTE ESPAÇO QUE FOI TODO REFORMADO E SUPEROU AS EXPECTATIVAS, QUANTO AO PORTÃO ESTA APROVADO, TEMOS DAS 05 HRS ÁS 22.00 HRS PARA APROVEITAR O ESPAÇO, DEPOIS DISSO FECHA O PORTÃO E AMANHÃ TEM MAIS, VALEU CAMPO GRANDE.
 
ide silva em 25/09/2012 11:57:58
A praça esta muito linda, e concordo com a Priscila o povo tem que se conscientizar pelos atos, dar valor as benfeitorias, nao é achar que se estragar o governo tem obrigação de arrumar, quem paga tudo isso é a gente, nada é de graça, se o povo cuida-se mais sobraria dinheiro para educação, saúde etc...cada um tem que fazer a sua parte.
 
roseli oliveira da silva em 25/09/2012 11:10:21
Realmente não dá pra entender, quando a Praça estava aberta todos reclamavam agora que revitalizaram o local e estão utilizando uma nova estrutura e modelo de segurança, ainda continuam as criticas negativas. Sinceramente, investimentos em educação para o Povo estão sendo feitos, mas fala serio ter zelo e cuidado com o patrimônio publico não é questão de educação mas de consciência moral...
 
Evelin Dias em 25/09/2012 11:06:23
Espaço público não deve ser cercado por grades! tirou toda a beleza da praça! contra vandalismo se investe em educação e não em grades!
 
Marcelo Oliveira em 25/09/2012 10:24:23
Infelizmente as pessoas não entendem os propósitos e, como sempre, só atacam. A Praça foi remodelada e necessariamente fechada com grades. Não vejo nisso nenhum mal, ja que falta educação para o povo, que não cuida do que é seu. A cidade está cada dia melhor e só falta melhorar o povo.
 
Lara Cardoso em 25/09/2012 10:01:03
É...Para povo educado e que respeita patrimônio público, juntamente com um sistema de segurança preventivo eficiente, a exemplo dos países desenvolvidos, esse grande curral tornar-se-ia desnecessário, cujos recursos poderiam ser aplicados de forma mais adequada. Achar grade bonita, é realmente lastimável e de entristecer.
 
sebastiao dos reis em 25/09/2012 08:46:12
A praça ta linda, muito boa e o povo tem que aprender a dar mais valor e parar de reglamar de tudo, o povo insatisfeito!
 
nilza freitas em 25/09/2012 08:38:20
Ficou Linda! Agora a populaçao precisa colaborar , pq nao é obrigaçao so das autoridades, cada cidadao precisa zelar pelo bem publico.
 
Fatinha Morais em 25/09/2012 02:22:15
Se não quer ficar com calor no lombo fica em casa, como este povo reclama de tudo...uma praça maravilhosa desta, temos que ficar gratos..e cuidar pois é do nosso imposto que sai!!
 
Eliane Ojeda em 25/09/2012 02:04:52
Ficou linda....Gostaria de ver pessoalmente....Espero que no próximo ano continue assim para eu poder desfrutar dessa maravilha. Não é atoa que Nelsinho é considerado o melhor prefeito de todas as capitais no Brasil. A prefeita de Natal está em 22º lugar, a cidade aqui está completamente abandonada, os buracos e o lixo tomaram conta. Pena pois a cidade de Natal é um ponto turístico.
 
Alzira Andrade em 25/09/2012 01:03:20
Acho que a praça ficou muito bonita,só espero que a populaçao tenha a conciência que ela é um bem comum,no segundo dia após a sua inauguração vi uma cena nada legal...uma senhora passeando com seu cachorro dentro da praça,sem ao menos ter a preocupação de retirar as sujeiras de seu animal.Vamos cuidar do que é nosso e mais respeito ao próximo.
 
Priscila Amaral em 24/09/2012 10:26:36
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions