ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Grupo entra com ação coletiva para nova correção de redações da UFMS

Estudantes reclamam de incoerências na correção e falta de clareza nos critérios adotados para atribuição da pontuação dos alunos

Maressa Mendonça | 23/01/2020 17:03
Candidatos da UFMS aguardam atendimento na Defensoria (Foto: Maressa Mendonça)
Candidatos da UFMS aguardam atendimento na Defensoria (Foto: Maressa Mendonça)

Ao menos 20 candidatos do Vestibular 2020 e da 3ª etapa do Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) UFMS foram até a Defensoria Pública da União em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (23) e ingressaram com uma ação coletiva solicitando nova correção das redações dos dois processos seletivos. Eles reclamam de falta de critérios e discrepância nas notas.

Os candidatos conversaram com a reportagem do Campo Grande News, mas não quiseram divulgar os nomes. Conforme os relatos, há discrepância entre os critérios adotados pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) em relação a outras bancas. Prova disso, segundo eles, é que diversos alunos com nota superior a 900 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo, foram avaliados com pontuação inferior a 600 pontos na prova da Fapec.

Em outro caso, a candidata entrou com recurso após ter “zerado” na prova de redação. A nova pontuação passou para 600 pontos. “Como alguém vai de zero para 600?”, questionam. Outra estudante recebeu pontuação 250 pelo texto.

A suspeita de falhas nos critérios usados para a pontuação dos textos foi acentuada após a correção das provas por outros professores. Um deles é o Sérgio Campos que leciona Redação e está entre os profissionais que ofereceram denúncia sobre o caso também ao Ministério Público Federal.

Campos explica ter auxiliado ao menos 50 candidatos a entrar com recurso junto à Fapec. Segundo ele, só tiveram as notas revisadas os alunos com pontuação inferior a 500 pontos e todos receberam nota 600.

“Quem tirou zero, 250, ou 350 todos tiveram notas 600, mas isso não altera a lista de classificação”, diz. Os outros com notas superiores tiveram o pedido de recurso negado.

A sugestão do professor é que a banca corrija novamente as provas dos alunos ou incorpore as notas das redações no Enem, como fazia em anos anteriores. "Tentaram fazer pela primeira vez e se mostraram incapazes", lamenta o professor sobre a banca criada pela Fundação para correção das dissertações.

“Eles erraram. É uma falta de justiça, de humanidade com os que passaram e com os que não passaram. Imagina quem viu o resultado aprovado e está comemorando e depois receber a resposta que não passou”, declara uma das candidatas. Além da ação civil na Defensoria há uma denúncia sobre as irregularidades no MPF.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Fapec. Em nota, eles responderam que “as provas de redação foram produzidas e corrigidas conforme as regras e critérios adotados pela nossa instituição e disponibilizados no edital de abertura do PASSE 3a ETAPA (anexo III) e do VESTIBULAR UFMS (anexo V), podendo divergir dos critérios adotados para a correção do Enem”.

Ainda segundo eles, “os candidatos que optaram por recorrer às notas publicadas no edital de Resultado Preliminar estavam sujeitos a acréscimo ou decréscimo da nota o que resultou em uma modificação da nota final dos candidatos divulgadas no edital de Resultado Final influenciando na classificação”

Atendimento - Os candidatos também fizeram queixas sobre a forma de atendimento da Fapec. Segundo os relatos, alguns alunos foram recebidos apenas na recepção e informados sobre a qualificação da banca examinadora. Outros não teriam recebido respostas aos e-mails. Sobre isto, a assessoria da Fapec respondeu ter recebido durante essa última semana “muitas solicitações de candidatos via e-mail solicitando o espelho da redação, estes foram respondidos conforme a ordem de entrada em nossa caixa, os que entraram em contato de maneira presencial ou por telefone foram respondidos imediatamente e tiveram suas dúvidas sanadas”.

A Fapec afirmou ainda “que os nossos canais de comunicação continuam disponíveis para informações e dúvidas para os candidatos que busquem esclarecimento”.

Nos siga no Google Notícias