ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Grupo trabalha na remoção de quase 50 árvores derrubadas por vendaval

Flávia Lima | 10/11/2015 12:42
Funcionários da prefeitura trabalham no corte de árvore em frente a shopping da Capital, na manhã desta terça-feira. (Foto:Simão Nogueira)
Funcionários da prefeitura trabalham no corte de árvore em frente a shopping da Capital, na manhã desta terça-feira. (Foto:Simão Nogueira)
Casas foram destelhadas nas Moreninhas. (Foto:Direto das ruas)
Casas foram destelhadas nas Moreninhas. (Foto:Direto das ruas)

Equipes da Defesa Civil, prefeitura e Corpo dos Bombeiros estão nas ruas da Capital realizando o corte de quase 50 árvores que caíram durante o vendaval que atingiu a cidade na tarde desta segunda-feira (9).

Segundo informações da assessoria dos bombeiros, durante a ventania, a corporação recebeu média de 18 chamados para cortes de árvores. Toda essa demanda já foi atendida, mas ainda restam 20 solicitações que devem ser concluídas até o final da tarde desta terça-feira (10).

Ainda conforme os bombeiros, outras oito solicitações foram encaminhadas para a prefeitura realizar o serviço. No total, 46 pedidos de cortes de árvores, caídas em vias públicas, foram feitos aos bombeiros.

Os bairros que acumularam o maior número de ocorrências foram Moreninhas, que registrou nove quedas de árvores, Centro, Tiradentes, Coophatrabalho e Jardim Campo Alto.

Nas Moreninhas, a comerciante Ivy Nara de Oliveira quase foi atingida pela árvore que caiu sobre sua carro. Apenas em uma rua, houve duas quedas.

Árvores também destruíram coberturas metálicas de comércios, como a varanda do estabelecimento do comerciante João Batista Gonçalves, que teve prejuízo de R$ 6 mil..

De acordo com o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Hudson de Oliveira, duas guarnições com oito homens estão focadas apenas na remoção de galhos e árvores desde a tarde desta segunda-feira.

Os trabalhos começaram logo após o temporal, que teve ventos de até 72km/h, segundo o meteorologista Natálio Abrão.

Como a demanda de solicitações foi grande, ainda há regiões, mesmo próximas ao Centro, que não receberam a força-tarefa que está realizando os cortes.

Um dos exemplos é na Avenida Cônsul Assaf Trad, onde uma árvore caiu sobre o muro do cemitério Cruzeiro e ainda não foi removida. Já na Rua Dr. Paulo Machado (antiga Furnas), ao lado do shopping Campo Grande, funcionários da prefeitura cortavam galhos de uma árvore que havia tombado sobre a calçada.

Também foi feita a poda do galho que caiu em frente a Santa Casa, na Rua Rui Barbosa. Ninguém se feriu, nem houve prejuízos materiais. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou o trabalho na tarde de segunda-feira. .

Destelhamentos – Além das árvores derrubadas, o vendaval também levou prejuízo a pelo menos 30 famílias da região das Moreninhas, um dos bairros mais atingidos pelo temporal.

No bairro, quatro casas foram totalmente destelhadas, e outras 25 tiveram perda parcial das telhas.
Desde a tarde desta segunda-feira, as famílias estão sendo assistidas pela Defesa Civil e que entregaram lonas para minimizar os estragos.

O secretário municipal de Segurança Pública, Luidson Noleto ressaltou que a Defesa Civil conta com um contingente de voluntários em diversas regiões da cidade e que o órgão está preparado para abrigar as famílias em ocorrências mais graves.

As solicitações devem ser feitas pelo número 199.

No cemitério Cruzeiro, até o final da manhã desta terça-feira, nenhuma equipe havia retirado a árvore que derrubou o muro. (Foto:Simão Nogueira)
No cemitério Cruzeiro, até o final da manhã desta terça-feira, nenhuma equipe havia retirado a árvore que derrubou o muro. (Foto:Simão Nogueira)
Nos siga no Google Notícias