ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Homem de 24 anos com sintomas de dengue morre no HU da Capital

Seria a quinta morte em decorrência da dengue somente este ano em MS

Natalia Yahn | 25/02/2016 10:02
Pedro Guilherme Teodoro, tinha 24 anos e morreu ontem (24) no HU. (Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução Facebook)
Pedro Guilherme Teodoro, tinha 24 anos e morreu ontem (24) no HU. (Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução Facebook)

Pedro Guilherme Teodoro, 24 anos, morreu ontem (24), no HU (Hospital Universitário) de Campo Grande, com suspeita de dengue e com sintomas da síndrome de Guillain-Barré – relacionada ao zika vírus. Ele foi transferido de Coxim, a 260 quilômetros da Capital – onde morava –, durante a manhã e precisou ser entubado assim que deu entrada no PAM (Pronto Atendimento Médico).

A Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que administra o HU, afirmou que o paciente foi diagnosticado com meningite, mas também apresentava sintomas de dengue e da síndrome. O estado de saúde de Pedro era grave e por isso ele respirava com ajuda de aparelhos, mas não respondeu ao tratamento e morreu às 17h30 dessa quarta-feira.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) afirmou que ainda não recebeu informações sobre o caso, e por isso não investiga a morte – que pode ser o quinto óbito por dengue este ano em Mato Grosso do Sul.

Outros casos – Na segunda-feira (22), a Ebserh informou que dos quatro pacientes que foram internados até a semana passada no HU com Síndrome de Guillain-Barré, apenas um continuava internado no hospital. O quadro inspirava cuidados, já que ele buscou a unidade hospitalar após oito dias da manifestação dos sintomas.

O homem, que não teve o nome e idade divulgados, chegou ao hospital na terça-feira (16) e está na ala vermelha do Pronto Socorro, aguardando leito no CTI (Centro de Terapia Intensiva). A unidade dispõe de apenas oito vagas e está lotada.

Ainda segundo o hospital, o quadro do paciente é estável, porém ele necessita de aparelhos para respirar. Sua situação é mais delicada por conta da demora em buscar atendimento.

Já quanto aos outros três pacientes, que deram entrada no início do mês, um homem que já recebeu alta e os outros dois, um homem e uma mulher, foram transferidos para o hospital São Julião para reabilitação, pois já apresentavam quadro estável e não correm risco.

Nenhum deles teve a identidade revelada pelo hospital, no entanto, na semana passada, o Campo Grande News apurou que no dia 4 de fevereiro havia sido confirmada a internação de uma mulher de Paranaíba, a 422 quilômetros de Campo Grande, onde deu entrada dois dias antes, com suspeita da síndrome. Na época, a mulher foi identificada como Janecler Nunes da Silva, 33 anos e segundo familiares, ela começou a apresentar os sintomas 15 dias de sua internação, como febre e dores nas articulações.

No dia 29 de janeiro, o quadro se agravou e ela já não conseguiu mais trabalhar. Dois dias depois, teve dormência na perna e caiu durante o banho por fraqueza. No dia 1º de fevereiro, já não sentia mãos e pés. A paciente também apresentou vermelhidão e foi levada para o CTI (Centro de Terapia Intensiva), no dia 3 de fevereiro, às 20h, quando já estava na Capital.

Ainda conforme a assessoria, apenas dois pacientes tiveram a síndrome associadas à dengue, mas não informou quais são.

O que é - A Síndrome de Guillain-Barré é uma síndrome neurológica que apresenta como sinais clínicos a perda de força, sensibilidade e reflexo de padrão rapidamente evolutivo. Isso ocorre devido a reação autoimune aguda a um processo infeccioso na qual os anticorpos criados pelo corpo para combater o organismo infectante terminam por atacar os nervos levando aos sinais clássicos da doença.

As principais causas de Guillain-Barré são infecções intestinais em sua maioria causada por Enterovírus (vírus que causa diarreia) ou pelo Campylobacter jejum (bactéria que também causa diarreia). Ela também vem sendo associada ao zika vírus.

O tempo médio de evolução entre o início da infecção e o surgimento dos sintomas é de aproximadamente 10 a 15 dias no geral. Um bom exemplo seria a infecção causada pela dengue. Assim como outras síndromes virais, a dengue também gera reação imune que pode levar ao quadro da Síndrome Guillain-Barré.

Nos siga no Google Notícias