A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018

03/02/2015 18:41

Horário de verão termina mais tarde neste ano por conta do Carnaval

Alan Diógenes
Com horário de verão estendido, população terá mais tempo para aproveitar o feriado de Carnaval. (Foto: Alcides Neto)Com horário de verão estendido, população terá mais tempo para aproveitar o feriado de Carnaval. (Foto: Alcides Neto)

Os foliões deste Carnaval 2015 terão mais dias para curtir o horário de verão, podendo aproveitar as praias e balneários brasileiros, que são as principais opções de lazer nesta época. Isso por que a mudança de horário acontece no dia 22 de fevereiro, ou seja, cinco dias depois do Carnaval e quatro após o feriado de Cinzas.

O horário de verão havia começado no dia 19 de outubro do ano passado, quando os relógios foram adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida foi adotada para economizar energia neste período de maior consumo, e só foi estendido por conta dos feriados, que este ano acontecerão um pouco mais tarde, em relação aos anos anteriores.

Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Mas, no ano em que houver coincidência com o domingo de Carnaval, o fim do horário de verão deve ser no domingo seguinte. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, alguns esqueçam de ajustar os relógios.

Para a professora de Ciências, Alessandra Olmedo, 36 anos, com o adiamento do horário de verão, as pessoas terão mais tempo para executar atividades esportivas, além é claro de prestigiar as festas de Carnaval. "Para aproveitar o dia é bem melhor, já que as pessoas estão acostumadas mesmo com esse horário", comentou.

A pedagoga Ana Paula Naves, 27 anos, prefere o horário de verão também. "Os foliões vão poder se divertir ainda na luz do Sol. Durante o dia no período do horário de verão podemos fazer nossas atividades sem parecer que o dia tenha acabado rápido", explicou.

Com o horário de verão é possível reduzir a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, entre as 18h e as 21h, quando a coincidência da utilização de energia elétrica por toda a população provoca um pico de consumo. Com a redução, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

Primeiro dia do horário de verão amanhece com calor e céu nublado
O primeiro dia do horário de verão, em que os relógios foram adiantados em uma hora, começou com céu parcialmente nublado e calor em Campo Grande. Se...
Horário de verão: relógios devem ser adiantados uma hora
A partir da 0h deste domingo (19) os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar seus relógios em uma hora. A edição 2014/2015...
Central da Previdência muda atendimento em Estados com horário de verão
A Central 135, da Previdência Social, vai mudar o atendimento em Mato Grosso do Sul e mais nove Estados devido ao horário de verão, que começa a zero...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions