ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  15    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Hospital da Unimed tem 80% de leitos para covid ocupados, diz presidente

Marta Ferreira | 18/06/2020 15:40
Hospital da Unimed tem 80% de leitos para covid ocupados, diz presidente
Hospital da Unimed, em Campo Grande, que registra aumento do número de pacientes por covid-19. (Foto: Marcos Maluf)

"Dias tensos" estão chegando em relação à pandemia de novo coronavírus. É o que alertou em grupo de médicos o presidente da Unimed Campo Grande, Maurício Simões Correa, por mensagem instantânea. O texto, do dia 17 de junho, afirma que o Hospital Unimed, um dos que têm recebido pacientes de covid-19 na cidade, já está com 80% de lotação na "UTI Covid".

Maurício Simões Correa prossegue dizendo que o PA (Pronto Atendimento Respiratório) também está registrando aumento substancial de atendimentos e internações. A situação, para ele, exige cuidado redobrado. O profissional considera que os próximos 15 dias serão complicados em todo o Estado e obviamente em Campo Grande, a maior cidade e referência para municípios do interior.

No Hospital da Unimed já morreram pelo menos 4 pacientes de covid-19. Há uma ala de UTIs responsável por receber esses doentes. No pronto-socorro, também foi feito setor específico, para não haver risco de contágio de quem não tem qualquer sintoma de covid-19.

A reportagem apurou que a UTI da Unimed tem 30 leitos. Mas não foi precisado quantos deles estão dedicados ao tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Hospital da Unimed tem 80% de leitos para covid ocupados, diz presidente
Recado do presidente da Unime em grupo formado por médicos.(Foto: Reprodução do WhatsApp)

Confirmação - Consultada sobre a mensagem do presidente, a assessoria de imprensa da Unimed  confirmou que ela foi repassada a grupo de WhastApp da Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul, "formado em sua grande maioria por médicos acima de 60 anos, ou seja, pertencentes ao grupo de risco".

De acordo com a nota, o percentual de 80% das vagas citado pelo presidente não corresponde à totalidade do hospital, mas sim ao espaço destinado exclusivamente ao atendimento de pacientes da covid-19. Outra ressalva feita é de que a capacidade pode aumentar se necessário.

"O alerta foi feito com o intuito de manter os cuidados necessários para evitar ainda mais a contaminação da doença, assim como tem sido feito pela cooperativa médica e demais autoridades da saúde, desde o início da pandemia do novo coronavírus", diz o texto.

Por fim, a Unimed garante que o hospital, assim como a equipe, foi equipado e capacitado para prestar o melhor atendimento dentro dos protocolos do Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde e demais órgãos de saúde.


Nos siga no Google Notícias