A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

07/02/2016 11:12

Idoso com complicações de câncer espera vaga em hospital há três dias

Família acionou justiça para conseguir lugar, mas não houve resposta

Mayara Bueno

Um idoso de 72 anos espera por uma vaga em hospital desde a madrugada de sexta-feira (5), quando foi levado para a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Aero Rancho, em decorrência de uma crise respiratória. Ele tem câncer já em fase de metástase, mas a doença começou pelo pulmão, segundo familiares.

De acordo com Andrea dos Santos Silva, sobrinha de Francisco Manoel da Silva, o tio passou mal na sexta-feira, mas como a família não tinha condições de levá-lo, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado. Neste caso, o serviço só pode encaminhar vítimas e pacientes para unidades de saúde ou de pronto atendimento.

O problema é que de lá para cá o estado de saúde do idoso "piorou muito", relata, e, inclusive o médico que lhe atende na unidade disse que o caso dele requer atendimento em um hospital, possivelmente em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), de acordo com a sobrinha. "Eles (no posto) já estão sem recursos para atender ele, mas até agora não conseguimos vaga", conta.

Francisco deve, ainda nesta manhã, ser entubado, em virtude da dificuldade de respirar. Segundo Andrea, o idoso está consciente, mas não responde corretamente todas as vezes que é chamado. "Ele não responde em todas as vezes que conversamos com ele e a respiração está curta", relata.

Para conseguir agilizar a disponibilização de uma vaga, os familiares precisaram recorrer à Justiça, com uma ação, ontem, mas não houve qualquer resposta até o momento. Antes disso, a secretaria municipal de Saúde foi acionada, mas até agora não disponibilizou a transferência.

A Prefeitura de Campo Grande, acionada pela reportagem do Campo Grande News, afirmou que o caso de Francisco foi encaminhado para a Coordenação de Urgência. Ainda segundo o Executivo Municipal, a secretaria municipal está "intervindo para buscar uma rápida solução".

Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...
Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions