ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Impasse prorroga para dezembro retirada de catadores do lixão

Helton Verão | 15/11/2012 20:01
Élcio Terra e Denise Name, representaram Solurb e Semadur na reunião, respectivamente (Foto: Pedro Peralta)
Élcio Terra e Denise Name, representaram Solurb e Semadur na reunião, respectivamente (Foto: Pedro Peralta)

A reunião na tarde desta quinta-feira (15) entre representantes da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), da empresa Solurb e catadores do lixão na Capital terminou da forma que começou, com futuro incerto e apenas a garantia que os catadores poderão ficar ali até o dia 15 de dezembro. Antes, eles tinham de se retirar no dia 21, na quarta-feira que vem.

Foi reafirmado que a usina de reciclagem estará à disposição dentro de três meses e oferecidas vagas de empregos para cargos como serviços gerais, gari e limpeza de rua, alternativas que não satisfazem a classe dos catadores. Eles não crêem na finalização da obra da usina no tempo previsto.

“Mudaram a data do dia limite para nós no lixão do dia 21 agora para o dia 15 de dezembro, com a promessa de oferecer material reciclável para os trabalhadores para ter uma fonte de renda, mas eles não vão conseguir cumprir isso”, conta o representante dos catadores Sérgio Rodrigues, de 32 anos.

Segundo o catador, por dia os trabalhadores tiram no mínimo R$ 100 e as ofertas de empregos oferecidas pela Semadur e Solurb não estariam na média do que eles ganham atualmente.

Está sendo solicitado aos trabalhadores o cadastramento para ter uma base do número de trabalhadores no local.
Conforme a diretora do Departamento de Licenciamento e monitoramento ambiental da Semadur, Denise Name, quando for fechado, o lixão passará por um processo de recuperação.

"Hoje já tem 55 pessoas trabalhando em uma cooperativa, porém o restante que ficou aqui teme não poder trabalhar quando a unidade estiver liberada”, disse.

Segundo Denise, os catadores ainda não entenderam os benefícios da cooperativa. "Eles não entenderam que vão ter benefícios com o emprego, como por exemplo, carteira assinada, férias, aposentadoria, auxilio doença”, destaca.
Até o momento apenas 94 trabalhadores fizeram o cadastro solicitado. Atualmente cerca de 380 pessoas trabalham como catadores no local.

Nos siga no Google Notícias