Incêndio em subestação deixou 35 mil clientes sem energia na Capital
Levantamento da Enersul apontou que 35 mil clientes da concessionária ficaram sem energia elétrica após o incêndio na subestação do bairro Miguel Couto, na manhã desta sexta-feira, em Campo Grande. De acordo com a empresa, a energia já foi restabelecida em 80% dos domicílios afetados.
Segundo o gerente de manutenção da Enersul, Jair Doniak, o incêndio foi provocado por um curto-circuito em um dos três transformadores da subestação. Ele explica que um raio causou o curto. “ Nos estamos apurando por onde esse raio entrou. Se foi direto na estação ou pela rede de energia”.
- Leia Também
- Enersul remaneja carga para restabelecer energia após explosão
- Raio provocou explosão e incêndio em subestação de energia
Informações preliminares davam conta de que havia ocorrido uma explosão na subestação, incidente não confirmado pelo gerente.
Conforme o gerente, o curto-circuito teve inicio as 7h38 da manhã e foi contido 1h20 depois por cerca de 20 homens do Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido.
Várias equipes da concessionária estão no local fazendo levantamento dos estragos. O gerente afirma que seria possível a subestação continuar redistribuindo energia para os bairros da região, mas por orientação dos bombeiros os outros dois geradores foram desligados. A carga de energia foi remanejada para outras estações.
O transformador será substituído e o trabalho deve durar cerca de uma semana, mas não deve prejudicar o fornecimento de energia na região. Complexa, a manutenção do equipamento danificado pode durar mais de um ano.
A subestação tem 60 pára-raios, mas que não foram suficientes para conter a descarga elétrica. Conforme Jair Doniak, Campo Grande é uma das cidades do País com maior incidência de raio, cerca de 15 raios por quilômetro quadrado.
Para conter as chamas, os bombeiros utilizaram 20 mil litros de água e 50 litros de espuma, usada para resfriar o local incendiado. Segundo o sargento Pereira da Silva, no momento em que as equipes geram na subestação o incêndio estava concentrado no reservatório de óleo do transformador.