ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Jamil Name está intubado em hospital de Mossoró com covid-19

Réu na operação Omertà, ele foi levado primeiro para UPA e depois a instituição particular

Marta Ferreira | 02/06/2021 20:04
Jamil Name com uniforme do presídio federal de Mossoró, durante audiência de processo. (Foto: Reprodução de vídeo em processo))
Jamil Name com uniforme do presídio federal de Mossoró, durante audiência de processo. (Foto: Reprodução de vídeo em processo))

Na prisão desde setembro de 2019, Jamil Name, 82 anos, está internado em hospital de Mossoró (RN), depois de testar positivo para covid-19. A defesa do réu na operação Omertà por chefiar organização criminosa divulgou nota informado que ele está intubado em razão da gravidade de seu estado.

Segundo o texto, na tarde do dia 31, segunda-feira, a administração da penitenciária  na qual Jamil Name está desde outubro de 2019, onde há equipe médica, solicitou a compra de antibiótico para o detento, via e-mail, além de pedir informação sobre a existência ou não de plano de saúde pessoal.

Na mesma data, por volta de 17h30 do horário de Brasília, segundo informado, foi dada a confirmação de que Jamil Name havia testado positivo para covid-19.

“Considerando a gravidade dos fatos, em razão da idade (82 anos) e diversas comorbidades (hipertensão, diabetes e outras) e não existindo atendimento médico adequado na Unidade Prisional a própria administração penitenciária encaminhou Jamil Name com urgência para uma UPA, onde chegou em estado crítico, com baixa saturação de oxigênio no sangue, precisando fazer uso imediato de oxigênio”, segue a nota.

Conforme descrito, logo foi requisitada vaga em UTI. Como não havia disponibilidade em hospitais públicos, Name foi levado para instituição privada. Isso levou 4 horas, conforme o comunicado da defesa.

Diante da situação, afirma o defensor Tiago Bunning, foi feito novo pedido de habeas corpus ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) pedindo autorização para o réu ser transferido a unidade de referência para covid-19 e ainda a concessão da prisão domiciliar. Ainda não houve resposta.

"O Estado pode tirar a liberdade de um sujeito, mas não pode tirar a dignidade e a vida de qualquer pessoa", afirmou o advogado ao Campo Grande News sobre a situação do cliente.

"Disseram que JAMIL não estava debilitado. Disseram que a Penitenciária tinha condição de atender suas comorbidades. Disseram que não havia covid-19 no presídio de Mossoró. Alguns, inclusive disseram que Jamil estaria mais protegido (isolado) no presídio do que em sua residência. Eu sempre discordei. O que está acontecendo é uma tragédia anunciada que tento evitar há 15 meses. Lutei incansavelmente usando todas as medidas jurídicas cabíveis para isso não acontecesse", declarou o criminalista.

Jamil Name foi vacinado com as duas doses contra o novo coronavírus.

Nos siga no Google Notícias