ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Jornada Esportiva na Unei Dom Bosco traz sábado diferente para internos

Fabiano Arruda e Viviane Oliveira | 09/07/2011 11:34
Mini campeonato na unidade conta com seis times. (Foto: João Garrigó)
Mini campeonato na unidade conta com seis times. (Foto: João Garrigó)

Para cumprir com a ressocialização, a 1ª Jornada Esportiva da Unei Dom Bosco, realizada neste sábado, trouxe um dia diferente para os internos da unidade, normalmente criticada pela falta de ações para mudar a realidade de crimes de quem chega.

Fãs de futebol, eles correram atrás da bola num pequeno torneio organizado com seis times: equipe dos servidores, dos jornalistas, escola Pólo Evanilda, time dos pais ou responsáveis, equipe dos adolescentes e equipes das ONGs (Organizações Não Governamentais).

Um adolescente, de 17 anos, joga com lateral esquerdo e disse ter ficado contente no momento que soube que haveria futebol neste sábado. Mesmo jogando, não se esquece de falar dos motivos que o levaram para a unidade, há cinco meses porque cometeu um homicídio. Ele diz que sente falta da vida “lá fora” e não sabe quando vai sair, mas não deixa de fazer planos. Ainda quer trabalhar no campo com a irmã, que mora numa fazenda.

Outro garoto, de 17 anos, gosta de jogar como zagueiro e destacou o dia como oportunidade para fazer amizade como outros adolescentes. Ele foi parar na Unei após cometer latrocínio.

Abraçado com mãe, Roseli Cavelheiro, de 36 anos, o interno de 15 anos assistia o jogo sem interesse em participar. A mulher, emocionada, não conseguiu deixar de falar sobre a capacidade do filho. Afirmou que ele é “inteligente” e estava prestes a estudar no Colégio Militar, antes de cometer um roubo a mão armada. O garoto, mesmo punido com a restrição de liberdade, diz que não promete mudança a mãe.

Fábio Bezerra da Silva, de 18 anos, por sua vez, disse que iria apenas assistir as partidas e ficar na torcida. Conhecido como babão, ele está pela oitava vez na Unei Dom Bosco. Carrega nas costas três homicídios, cinco tentativas de homicídio e sete assaltos.

Garoto consola mãe, que se emocionou durante visita.
Garoto consola mãe, que se emocionou durante visita.

Ele também prefere não prometer mudança, até porque, caso prometa, conforme ele, “ninguém vai acreditar”. “Vou mostrar (mudança) quando sair”, garantiu.

Já o jardineiro Roberto Carlos Rios, de 37 anos, pai de um interno, de 17 anos, destacou a importância do esporte para “mudar a cabeça” dos garotos. Ele também ressaltou a ocasião inédita do encontro entre os adolescentes dos pavilhões A e B. “É muito importante este momento. Sou participativo”, comenta.

Presente no evento, o secretário estadual de Segurança Pública, Wantuir Jacini, também ressaltou a importância da prática esportiva na reintegração do adolescente que está na Unei. O mesmo discurso foi seguido pelo superintendente unidade, coronel Hilton Vilassanti, que avisou que pretende manter a realização das jornadas esportivas.

“É importante a união da família. A presença dos pais influi para o jovem não retornar para cá. Muitos adolescentes sequer recebem visitas e assim fica mais difícil a ressocialização. Nossa intenção é mudá-los para eles deixarem a Unei”, comentou.

Inaugurações - Além das competições, neste sábado também foi inaugurada a Biblioteca da Escola Estadual Pólo Professora Evanilda Maria Neves Cavassa da Unei. O Senac doou 60 livros e a Secretaria Estadual de Educação 1,2 mil.

A unidade também ganhou hoje neste sábado nova lavanderia e a instalação da telefonia fixa e internet. No mês de maio, a Unei, que fica em Campo Grande na BR – 262, Km 32, já havia recebido 75 novos colchões da SAS.

A programação deste sábado contará ainda com stands, que demonstrarão atividades realizadas por diversos órgãos e distribuirão materiais informativos e preventivos, montados pela Polícia Militar Ambiental e o projeto Florestinha, Ciptran (Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Saúde, Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a violência), e do Projeto "Bom de Bola, Bom na Escola", do 9° Batalhão de Polícia Militar.

A dupla sertaneja Luis Felipe e Fabiano e a banda de música da Polícia Militar se apresentarão durante a jornada.

Nos siga no Google Notícias