A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

09/07/2011 11:34

Jornada Esportiva na Unei Dom Bosco traz sábado diferente para internos

Fabiano Arruda e Viviane Oliveira
Mini campeonato na unidade conta com seis times. (Foto: João Garrigó)Mini campeonato na unidade conta com seis times. (Foto: João Garrigó)

Para cumprir com a ressocialização, a 1ª Jornada Esportiva da Unei Dom Bosco, realizada neste sábado, trouxe um dia diferente para os internos da unidade, normalmente criticada pela falta de ações para mudar a realidade de crimes de quem chega.

Fãs de futebol, eles correram atrás da bola num pequeno torneio organizado com seis times: equipe dos servidores, dos jornalistas, escola Pólo Evanilda, time dos pais ou responsáveis, equipe dos adolescentes e equipes das ONGs (Organizações Não Governamentais).

Um adolescente, de 17 anos, joga com lateral esquerdo e disse ter ficado contente no momento que soube que haveria futebol neste sábado. Mesmo jogando, não se esquece de falar dos motivos que o levaram para a unidade, há cinco meses porque cometeu um homicídio. Ele diz que sente falta da vida “lá fora” e não sabe quando vai sair, mas não deixa de fazer planos. Ainda quer trabalhar no campo com a irmã, que mora numa fazenda.

Outro garoto, de 17 anos, gosta de jogar como zagueiro e destacou o dia como oportunidade para fazer amizade como outros adolescentes. Ele foi parar na Unei após cometer latrocínio.

Abraçado com mãe, Roseli Cavelheiro, de 36 anos, o interno de 15 anos assistia o jogo sem interesse em participar. A mulher, emocionada, não conseguiu deixar de falar sobre a capacidade do filho. Afirmou que ele é “inteligente” e estava prestes a estudar no Colégio Militar, antes de cometer um roubo a mão armada. O garoto, mesmo punido com a restrição de liberdade, diz que não promete mudança a mãe.

Fábio Bezerra da Silva, de 18 anos, por sua vez, disse que iria apenas assistir as partidas e ficar na torcida. Conhecido como babão, ele está pela oitava vez na Unei Dom Bosco. Carrega nas costas três homicídios, cinco tentativas de homicídio e sete assaltos.

Garoto consola mãe, que se emocionou durante visita.Garoto consola mãe, que se emocionou durante visita.

Ele também prefere não prometer mudança, até porque, caso prometa, conforme ele, “ninguém vai acreditar”. “Vou mostrar (mudança) quando sair”, garantiu.

Já o jardineiro Roberto Carlos Rios, de 37 anos, pai de um interno, de 17 anos, destacou a importância do esporte para “mudar a cabeça” dos garotos. Ele também ressaltou a ocasião inédita do encontro entre os adolescentes dos pavilhões A e B. “É muito importante este momento. Sou participativo”, comenta.

Presente no evento, o secretário estadual de Segurança Pública, Wantuir Jacini, também ressaltou a importância da prática esportiva na reintegração do adolescente que está na Unei. O mesmo discurso foi seguido pelo superintendente unidade, coronel Hilton Vilassanti, que avisou que pretende manter a realização das jornadas esportivas.

“É importante a união da família. A presença dos pais influi para o jovem não retornar para cá. Muitos adolescentes sequer recebem visitas e assim fica mais difícil a ressocialização. Nossa intenção é mudá-los para eles deixarem a Unei”, comentou.

Inaugurações - Além das competições, neste sábado também foi inaugurada a Biblioteca da Escola Estadual Pólo Professora Evanilda Maria Neves Cavassa da Unei. O Senac doou 60 livros e a Secretaria Estadual de Educação 1,2 mil.

A unidade também ganhou hoje neste sábado nova lavanderia e a instalação da telefonia fixa e internet. No mês de maio, a Unei, que fica em Campo Grande na BR – 262, Km 32, já havia recebido 75 novos colchões da SAS.

A programação deste sábado contará ainda com stands, que demonstrarão atividades realizadas por diversos órgãos e distribuirão materiais informativos e preventivos, montados pela Polícia Militar Ambiental e o projeto Florestinha, Ciptran (Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Saúde, Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a violência), e do Projeto "Bom de Bola, Bom na Escola", do 9° Batalhão de Polícia Militar.

A dupla sertaneja Luis Felipe e Fabiano e a banda de música da Polícia Militar se apresentarão durante a jornada.



Parabéns a toda equipe organizadora este evento, tenho um filho na Unei Dom Bosco, e pude perceber o tamanho da importância deste trab. quando estive na visita, estava nitido nos olhos dos adolescentes, se sentindo importante pois tiveram um campeonato nossa uuff que legal, sem falar que o esporte é muito importante se aprende a ganhar, perder e conviver com conflitos emocionais e controla-los, é importantíssimo pros jovens adolescentes, vamos la sociedade faz a sua parte pra ajudar quando eles sair de la, pois hoje é eles amanhã pode ser seus filhos ou netos, vou torcer pra que aconteça mais eventos como este..... Parabéns a toda equipe, Parabéns autoridades por permitir este acontecimento de suma importância.......Deus Abençoe a todos...............
 
Claudia Santiago em 16/01/2014 12:02:58
Que Deus ilumine, proteja, esteja a frente guiando toda equipe que trabalha com os adolescentes, jovens da Unei Dom Bosco, e todas as autoridades pois estão desempenhando um trabalho muito importânte para o desenvolvimento socioeducativo destes internos, e que sirva de exemplo pra outras unidades de internação, e pra algumas mães que deixam de visitar os filhos, estas não estão contribuindo com o desenvolvimento socioeducativo de seus filhos, PARABÉNS E PARABÉNS,,,, DEUS VAI RECOMPENSA-LOS TENHAM CERTEZA..... E srº Jean começou com pé direito Parabéns........
 
Claudinély Santiago da Silva em 16/01/2014 11:45:32
Parabéns seu Jean parabéns a todos organizadores deste evento de fundamental importância para a resocialização destes adolescentes, jovens que ali se encontra na Unei Dom Bosco, tenho um filho neste local, e na visita pude perceber o tamanho da importância deste trab. e não pude deixar de fazer meu comentário, e digo mais se a sociedade fazer a sua parte quando eles sairem de lá, pode ter certesa que o mundo vai ser melhor, pois hoje são eles ninguém sabe se amanhã vai ser o seus proprios filhos ou nétos, por favor contribui, assim como essas autoridades estão fazendo, fiquei muito feliz pois acredito que o esporte é muito importânte na vida das pessoas, nos encina a ganhar e perder, e conviver com comflitos emocionais e equilibra-los, mentalmente.... PARABÉNS A TODOS MUITO OBRIGADOOOOOOO
 
Claudinély Santiago da Silva. em 16/01/2014 11:24:05
n devemos criticar os adolecentes e sim ajudar a si resosialisar muitos quer sim melhorar devemos acreditar e dar um futuro melhor pros nossos jovens parabens pelo belo trabalho de todos
 
bruna santos em 16/01/2014 10:34:23
MEUS PARABENS PARA QUEM ORGANIZOU ESTA TARDE DE LAZER PARA OS ENTERNOS .QUE DEUS ABENÇOE A TODOS
 
ANA C .MARTINS em 14/07/2011 09:53:20
E ainda tem gente que acredita em PAPAI NOEL, FADA, etc... Vocês acham por exemplo que esse tal de "babão" que tem três mortes, cinco tentativas de morte e sete assaltos tem recuperação, ora me poupe, essa conversa dele dizer que vai mudar é conversa de quem esta preso e quer sair para novamente praticar o que sabe que é MATAR e ROUBAR. Aliás ele deve dar graças a DEUS que é menor porque por cada morte o mínino que pegaria seria 12 anos vezes três é igual a 36 anos por ser menor fica no máximo TRÊS anos repetindo TRÊS anos isso fora as penas dos outros crimes que cometeu. E sabem porque ele não quer participar do dia de lazer, porque não sabe jogar bola porque se soubesse não teria tempo para ficar assaltando e matando pessoas.
 
Douglas Ruiz em 09/07/2011 12:30:35
PARABÊNS CORONEL VILASSANTI PELO DIA DE HOJE NA UNEI DOM BOSCO,QUE NÃO PARE POR AI TENHO UM FILHO NO PROJETO BOM DE BOLA BOM NA ESCOLA TENHO CERTEZA QUE ESTE PROJETO AJUDARIA MUITO ESTES ADOLESCENTES DAI PORQUE CONHEÇO OS POLICIAIS QUE EXECUTAM ESTE PROJETO (CABO GILBERTO,CABO LYVIO E SOLDADO RICARDO).E DIGO MAIS MEU FILHO ESTA MUITO BEM COM A CHEGADA DESTE PROJETO NA VIDA DELE,E EU TAMBEM COM MEU MARIDO.PORQUE NÃO TENTAR?E ACREDITAR NESTE POLICIAIS ELES SÃO NO MEU MODO DE VER DIFERENTES.
 
edina de melo em 09/07/2011 05:22:54
Nossa esse tipo de iniciativa é muito importante.....Se todos lembrarem o Brasil parou uma guerra no Haiti pra ver futebol, quem sabe essa atitude possa mudar a atitude desses jovens!
Que Deus os iluminem, e que possa abençoar essa iniciativa que muitas e muitas possam ainda acontecer!
 
Anderson silva em 09/07/2011 03:43:44
Deviam era fazer ao inves de campeonato de futebol, campeonato de quem quebra mais pedra.......Futebol e uma coisa saudavel que deve ser praticado por pessoas saudaveis e de bem......Vagabundo tem e que trabalhar!!!!!!......Mas como muitos gostam de dizer....sao ''meninos''............
 
thiago varzim cabistany em 09/07/2011 01:32:56
Parabéns ao Secretário, parabéns ao Superintendente, isso é cultura de paz isso é socioeducação.
Deus ajude que vire uma rotina.
 
neyla Ferreira Mendes em 09/07/2011 01:18:28
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions