Calor de até 41°C e umidade baixa marcam o domingo em Mato Grosso do Sul
Na Capital, os termômetros variam de 24 a 36 graus, e o dia será de bastante sol com poucas nuvens
Com dois alertas de baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul terá um dos domingos mais quentes do ano. Para este domingo, 5 de outubro, a previsão é que os termômetros cheguem aos 41 °C, com bastante sol e tempo seco na maioria do Estado. Em Campo Grande, as temperaturas ficam entre 24 °C e 36 °C.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mato Grosso do Sul enfrenta um domingo de calor intenso, com temperaturas que podem atingir 41°C em Porto Murtinho. O Inmet emitiu dois alertas de baixa umidade do ar para o estado, sendo um de risco severo e outro de perigo potencial. Em Campo Grande, a temperatura varia entre 24°C e 36°C, com umidade relativa do ar não ultrapassando 60%. As regiões norte, sudoeste, pantaneira e do bolsão registram as maiores temperaturas do estado, com Corumbá e Coxim chegando a 39°C. As autoridades recomendam evitar atividades físicas nas horas mais quentes e manter hidratação constante.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), nas regiões Norte, Sudoeste, Pantaneira e do Bolsão, o dia será de calor intenso, com as maiores temperaturas. Em Porto Murtinho, os termômetros atingem 41 °C; em Corumbá e Coxim, ficam na casa dos 39 °C.
Em Dourados, a previsão é de que as temperaturas variem entre 21 °C e 37 °C, com umidade relativa do ar de, no máximo, 60%, o que representa risco para a saúde humana. Em Ponta Porã, cidade que faz fronteira com o Paraguai, a máxima será de 34 °C, com poucas nuvens e bastante sol.
Paranaíba, Três Lagoas e Aquidauana têm máxima prevista de 38 °C e mínima de 23 °C. Já na capital sul-mato-grossense, os termômetros não devem ultrapassar os 36 °C e podem ocorrer ventos de até 60 km/h. A umidade relativa do ar não passa dos 60%.
Alertas — O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois avisos de queda acentuada na umidade do ar para cidades de Mato Grosso do Sul. Um é laranja, o que representa risco severo, e o outro, amarelo, de perigo potencial.
O cenário aumenta os riscos de incêndios florestais, ressecamento de pele e desconforto nos olhos, na boca e no nariz. Os avisos são válidos até o final da manhã deste domingo.
Diante desse cenário, as autoridades reforçam a importância de evitar atividades físicas nas horas mais quentes, manter a hidratação constante e redobrar os cuidados com o uso do fogo, especialmente em áreas rurais.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.