ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Justiça considera greve ilegal, mas técnicos decidem manter paralisação

Alan Diógenes | 08/04/2015 20:09
Técnicos de radiologia fizeram protesto até mesmo na Câmara de vereadores. (Foto: Marcelo Calazans)
Técnicos de radiologia fizeram protesto até mesmo na Câmara de vereadores. (Foto: Marcelo Calazans)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul declarou, na tarde desta quarta-feira (8), a ilegalidade da greve dos profissionais de radiologia na rede pública de saúde em Campo Grande, após ação movida pela Procuradoria-Geral do Município. Apesar da decisão, os servidores decidiram manter a paralisação das atividades.

Conforme a decisão, o Sinterms (Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Radiologia em Empresas Públicas e Privadas no Estado de Mato Grosso do Sul), que organiza a paralisação, não é o representante legal da categoria. A Justiça também entendeu que não houve a comunicação ao Município sobre a greve no prazo previsto pela Lei n. 7.783/89, que é de 72 horas de antecedência, por se tratar de serviço essencial de saúde.

Também não houve, conforme a decisão, comunicação aos usuários dos serviços, considerando que o aviso foi dado em véspera de feriado, o que, conforme o despacho, “evidencia o propósito de causar dificuldades à organização de um atendimento mínimo à população”.

O desembargador Sérgio Martins considerou, ainda, que a paralisação dos serviços provoca prejuízos à população e, diante disso, declarou a greve ilegal. Foi estabelecida multa de R$ 20 mil, por dia, caso a determinação judicial seja descumprida.

O presidente do Sinterms, Adão Júlio da Silva, disse ao Campo Grande News nesta noite que o sindicato ainda não foi notificado sobre essa decisão. Ele também criticou a ação do Poder Executivo. “É uma traição eles ficarem questionando a legitimidade da nossa manifestação, por isso vamos permanecer em greve até que nossas reivindicações sejam atendidas”, explicou.

Integrantes do sindicato irão realizar um nova reunião para discutir o assunto na manhã desta quinta-feira (9) na sede do Sinterms, localizada na Rua Maracaju, 371, no Centro.

Nos siga no Google Notícias