ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Justiça do Trabalho manda MPE fazer lista dos “fantasmas” da Omep e Seleta

A prefeitura tem dez dias para informar os eventuais créditos devidos ou empenhados, ou seja, os valores referentes de cada entidade.

Christiane Reis e Yarima Mecchi | 27/12/2016 14:45
Kézia Miranda e Oton Nasser defendem um grupo de dez trabalhadores. (Foto: Alcides Neto)
Kézia Miranda e Oton Nasser defendem um grupo de dez trabalhadores. (Foto: Alcides Neto)

Decisão da Justiça do Trabalho, desta terça-feira (27), manda o MPE (Ministério Público Estadual) apresentar a relação de eventuais empregados 'fantasmas' identificados durante investigação sobre os convênios da Prefeitura de Campo Grande com a Omep (Organização Mundial para Educação Pré-escolas de Mato Grosso do Sul) e Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária.

Além disso, a decisão do juiz Geraldo Furtado de Araújo Neto deu prazo de 10 dias para que a Prefeitura de Campo Grande responda sobre os eventuais créditos tanto da Omep quanto da Seleta. Ou seja, o quanto deve e como pretende pagar valores atrasados às duas instituições.

A decisão resulta de ação trabalhista movida por um grupo de 10 trabalhadores, sendo três da Omep e sete da Seleta. Sentindo-se injustiçados por estarem sem seus trabalhos, e sem receber os direitos, o grupo procurou a Justiça do Trabalho, que agora aguarda listagem dos 'fastasmas' identificados em investigação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate do Crime Organizado), braço do MPE.

A pedido do MPE o juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, determinou no dia 15 de dezembro o fim dos contratos do município com Omep e Seleta. Por conta disso, os funcionários das duas entidades, que juntos somam pelo menos 4 mil pessoas, não estão mais com seus empregos, porém as entidades ainda não honraram o pagamento dos direitos. 

Fim de ano - Os funcionários que entraram com a ação trabalhista atuavam no Centro Pop e são profissionais como assistente social, cozinheiras e educadores sociais, entre outros.

"Eles estavam desesperados por ser fim de ano e estarem sem receber, além de estarem também desapontados pela forma como ocorreu o afastamento do trabalho”, disse Oton Nasser.

Kézia Miranda destacou também que a ação coletiva pode se tornar individual. “Isso porque cada funcionário tinha sua jornada de trabalho e as peculiaridades pertinentes ao trabalho executado. Juntamos folhas de frequência, holerite e todo o histórico dos locais onde atuaram”, disse.

Os advogados disseram ainda que há possibilidade de cada trabalhador entrar com ação de danos morais contra os gestores da entidades e mesmo contra o executivo.

Conflito – O Tribunal de Justiça determinou a extinção dos convênios e a suspensão dos repasses da Prefeitura de Campo Grande, apesar disso, a defesa dos funcionários acredita não haver qualquer tipo de conflito, pois no entendimento de Oton Nasser, a decisão do TJ determina a extinção do convênio e não do vínculo de trabalho existente entre as entidades e os trabalhadores.

“A competência do judiciário termina onde começa a do trabalho, ele (o juiz) não pode proibir a Prefeitura de ser responsável”, disse Oton Nasser.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Campo Grande, para saber que já houve notificação, mas até a conclusão deste texto não obteve retorno. Já o MPE, por estar em recesso, solicitou que o contato seja feito nesta quarta-feira (28) no período da manhã.

Nos siga no Google Notícias