ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Justiça nega prisão domiciliar para interno com diabetes e hipertensão

O entendimento é que ele recebia toda o atendimento necessário dentro da unidade prisional

Geisy Garnes | 11/08/2020 17:49
 relatora do processo, desembargadora Dileta Terezinha Souza Thomaz (Foto: TJMS)
relatora do processo, desembargadora Dileta Terezinha Souza Thomaz (Foto: TJMS)

Os desembargadores 3ª Câmara Criminal negaram o pedido de prisão domiciliar para um presidiário de Mato Grosso do Sul diagnosticado com diabetes e hipertensão. O interno alegou falha no tratamento dentro da unidade prisional e tentou o benefício em virtude a flexibilização das regras diante do risco de contágio do coronavírus dentro dos presídios. O entendimento, no entanto, é que ele recebia toda o atendimento necessário.

Por unanimidade, os desembargadores da 3ª Câmara Criminal negaram provimento ao agravo da execução penal interposto por um réu preso contra a decisão de primeiro grau que indeferiu seu pedido de prisão domiciliar para tratamento médico.

Para ganhar o direito de cumprir pena em casa, com uso de tornozeleira eletrônica, o réu afirmou que sofre de diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial e que nos últimos meses não recebe tratamento médico adequado no estabelecimento prisional. Alegou ainda que o seu estado geral de saúde é grave, tanto pela falta de acompanhamento, quanto pela falta de medicações.

Em primeiro grau, o pedido foi negado e a defesa do réu recorreu. Durante análise, a Procuradoria-Geral de Justiça se manifestou para manter a decisão e os desembargadores da 3ª Câmara Criminal negaram provimento ao agravo da execução penal.

A relatora do processo, desembargadora Dileta Terezinha Souza Thomaz, apontou que o recolhimento domiciliar é benefício para condenados em regime aberto, mas que o Superior Tribunal de Justiça tem admitido, por conta da pandemia do coronavírus, que internos portadores de doenças graves, cumprindo pena em regimes semiaberto e fechado que não possam receberem tratamento médico nos presídios, estejam liberados.

No entender da magistrada, a flexibilização somente é admitida em situações excepcionalíssimas, quando comprovada a extrema gravidade da doença e a impossibilidade de tratá-la no interior dos estabelecimentos de regime fechado ou semiaberto. O que não era o caso do réu.

“Na hipótese dos autos, entretanto, não se vislumbra a presença dos requisitos indispensáveis para a concessão da medida de exceção, pois não está evidenciado que a condição física do recorrente o impeça de ser mantido no estabelecimento prisional, já que o laudo médico juntado aos autos é conclusivo em afirmar que é possível manter acompanhamento do interno na unidade, no entanto, faz-se necessário material adequado para tal”, citou.

Para a desembargadora, é claro no processo que o interno recebe o tratamento necessário dentro da penitenciária, por isso não há necessidade de prisão domiciliar para a continuidade ao tratamento.

“Portanto, embora o estado de saúde do interno inspire acompanhamento médico, por certo que não o impossibilita de continuar cumprindo sua pena em regime fechado. Por tais fundamentos, nego provimento ao agravo de execução penal para manter intacta decisão que indeferiu o pedido de prisão domiciliar ou de permissão de saída”, concluiu.

Nos siga no Google Notícias