Labcen confirma coliformes em água de restaurante e bebedouros do Detran-MS
O órgão foi autuado por transgressão às normas sanitárias e passará a responder processo administrativo

Exame realizado pelo Labcen (Laboratório Central) em amostras da água que abastece a sede do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), na MS-080, saída para Rochedo, em Campo Grande, confirmaram a presença de coliformes no poço, torneiras do restaurante e bebedouros da unidade. O grupo de bactérias é nocivo à saúde, podendo causar infecção urinária e diarreia.
Conforme o relatório, desde dezembro, o setor de vigilância de saúde ambiental da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) cobra providências em relação a higiene da estrutura de abastecimento do órgão. Diante dos resultados das três amostradas coletadas, o departamento foi autuado por transgressão às normas sanitárias e passará a responder processo administrativo sanitário.
No final de janeiro, a análise da caixa d'água e de um dos bebedouros revelou que a água no órgão é imprópria para o consumo. O diagnóstico solicitado pelo Sindetran-MS (Sindicato dos Servidores do Detran de Mato Grosso do Sul), e realizado pela empresa Spectrum Análises Técnicas, detectou agentes nocivos à saúde humana, tais como Coliformes Totais.
Com mais um resultado laboratorial em mãos, além das denúncias dos servidores, a entidade vai tomar providências judiciais. “Já entramos na Justiça e estamos aguardando a interdição do local”, afirmou o presidente do Sindetran-MS, Octacílio Sakai Junior.
Não resolveu quando solicitado – De acordo com o relatório da Sesau, em 6 de dezembro de 2016, foi realizada inspeção fiscal no CVSA (Coordenadoria de Vigilância de Saúde Ambiental) que verificou a desativação da creche do Detran-MS. Ocasião em que foi requerida providências para regularização do poço do local dentro de 30 dias.
Mais de um mês depois, no dia 23 de janeiro de 2020, foi feita visita de retorno para cobrança dos boletins de vistoria. Porém, não houve atendimento das providências requisitadas pelo órgão sanitário, sendo o Detran-MS devidamente autuado por transgressão das normas sanitárias.
Nesta mesma data, foram coletadas três amostras de água, sendo: do ponto de captação do poço, das torneiras do restaurante e dos bebedouros, cujas amostras foram encaminhadas para o Labcen para análise do padrão de potabilidade da água.
Em 06 de fevereiro, nova visita foi feita ao Detran-MS informando ao responsável que das três amostras coletadas para análise laboratorial, todas apresentaram resultados positivos para coliformes totais. Diante da constatação, foi feito boletim requisitando a limpeza e higienização do reservatório de água, bem como a apresentação do contrato com a empresa responsável pelo tratamento e monitoramento da água utilizada para consumo humano.
“Estes Coliformes fazem parte da microbiota residente do trato gastrointestinal do homem e de alguns animais, sendo que a sua presença não é uma indicação útil de contaminação fecal, pois esse grupo inclui diversos gêneros e espécies de bactérias não entéricas como Serratina e Aeromonas. No entanto, a sua presença e número são indicativas da qualidade higiênico-sanitária de um produto. Em condições normais, os coliformes não são, por si só, patogênicos, porém algumas linhagens ou a proliferação destes microorganismos podem causar diarreias e infecções urinárias”, explica o relatório.
A orientação do Ministério da Saúde, relativa aos padrões de potabilidade da água, sugerem, nestes casos, providencias imediatas de caráter corretivo e preventivo e realizado novo ensaio.
Em nota, o Detran-MS afirmou que o problema já foi resolvido. “A água está sendo tratada e a extensão da rede Guariroba já chegou ao Departamento”. Segundo o órgão, não foi tomada nenhuma medida administrativa, pois o processo de licitação para contratação de empresa para realizar o tratamento encontra-se na Procuradoria-Geral do Estado para análise.