A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017

31/08/2017 12:01

Labcen terá transição de 30 dias para trocar prédio precário por novo local

Por mês, o laboratório faz 270 mil testes na rede pública de Campo Grande

Aline dos Santos
Prédio do novo laboratório será entregue nesta quinta-feira. (Foto: João Paulo Gonçalves)Prédio do novo laboratório será entregue nesta quinta-feira. (Foto: João Paulo Gonçalves)

Protagonista de ação na Justiça contra a prefeitura de Campo Grande, o Labcen (Laboratório Central) inicia hoje (dia 31) a transição, que deve durar 30 dias, para um novo endereço. Às 15h30, será entregue o novo prédio, na Vila Rica, em substituição às irregulares instalações na avenida Calógeras.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) formou uma comissão com cinco servidores para fazer a mudança. O período de transição é para que o serviço não seja interrompido. Por mês, o laboratório faz 270 mil testes. A capacidade será mantida, mas há planos de expansão.

Para abrigar o Labcen, foi reformada um policlínica odontológica. Localizado na rua Apiacás, 183, o imóvel tem quase 700 metros quadrados e os laboratórios atendem às normas técnicas. A reforma foi feita por servidores da prefeitura

Em janeiro deste ano, o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, determinou que a prefeitura tomasse providências para sanar a irregularidades sanitárias encontradas no Labcen em 2015 ou tirasse o laboratório do local insalubre.

A denúncia foi feita em dezembro de 2016 pelo MPE (Ministério Público Estadual). Vistorias feitas pela promotoria, Vigilância Sanitária e CRF (Conselho Regional de Farmácia) identificaram uma série de problemas, com estrutura precária e antiga.

Conforme o processo, 6 mil tubos com material coletado de pacientes para exames haviam sido descartados sem realização de testes. Por falta de estrutura adequada, os servidores do laboratório descartavam os tubos quando não havia mais espaço na geladeira e havia a necessidade de espaço para novos materiais.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions