ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Lar de idosos perdeu 5 pessoas por covid em 23 dias

Entre 24 de agosto e a última terça-feira, Casa Abraão viu cinco de seus "velhinhos" partirem , levados pelo novo coronavírus

Lucia Morel | 17/09/2020 16:00
Lar existe há 15 anos e atualmente, abriga 12 idosos, maioria sem família. (Foto: Reprodução Google)
Lar existe há 15 anos e atualmente, abriga 12 idosos, maioria sem família. (Foto: Reprodução Google)

Num período de 23 dias, cinco idosos da Casa Abraão, no bairro Taveirópolis, faleceram de covid-19. A primeira morte foi em 24 de agosto e a última, em 15 de setembro. Um permanece internado no Hospital Regional Rosa Pedrossian, segundo a coordenadora do local, Edméa Almeida Couto, de 73 anos.

Em atividade há 15 anos, durante essa pandemia, a Casa viu dois de seus moradores mais antigos serem atingidos e infelizmente, levados pela doença. A primeira senhora acometida da doença estava no local há nove anos e um outro, há 12.

Para Edméa, são perdas que a entristece, já que segundo o que a coordenadora mesmo diz, “eram minha família”. “A maioria ali não tinha família, então, a gente se apega, nós somos a família deles”, afirma.

Como a doença chegou ao local, que suspendeu qualquer tipo de visita ou atividade externa desde março, quando a pandemia chegou a Mato Grosso do Sul, é uma incógnita para Edméa.

“Sempre tomamos todos os cuidados e obedecemos todos os protocolos. Suspendemos até a visita da família e paramos com os trabalhos com os estagiários, de vários cursos, que iam lá, desde enfermagem, nutrição, até psicologia. Lá é tudo limpinho e organizadinho”, afirma.

Ela conta que o alerta se acendeu quando uma das idosas mais antigas do local, que morava na Casa Abraão há nove anos, passou mal e suspeitou-se de infarto, até que quando a ambulância chegou, o encaminhamento foi ao HR como paciente pré-covid. De lá, a idosa que tinha Alzheimer, não saiu mais e acabou falecendo em 24 de agosto.

Desde março, começo da pandemia, atividades como a de fisioterapia, estão paralisadas para evitar visitantes no local. (Foto: Divulgação Casa Abraão)
Desde março, começo da pandemia, atividades como a de fisioterapia, estão paralisadas para evitar visitantes no local. (Foto: Divulgação Casa Abraão)

Depois dela, mais quatro colegas de Lar foram surpreendidos com a doença, sendo a última morte entre eles, registrada na última terça-feira, dia 15. Um outro idoso, que chegou na Casa em meados de agosto, levado pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), está internado com a doença.

Para Edméa, a suspeita mais forte é de que o senhor que está atualmente internado foi quem chegou ao local infectado, mas não há certeza. Antes de serem aceitos, testem para a doença é feito e tanto ele quanto o outro idoso, que também chegou lá no mês passado, tiveram resultado negativo para covid.

“Nós tomamos todos os cuidados. Não sei como aconteceu isso”, lamenta a coordenadora, lembrando que após esses casos, o local foi novamente sanitizado na tentativa de impedir que mais idosos adoeçam. Atualmente, a Casa mantém 12 abrigados lá.

Em agosto, o Asilo São João Bosco também teve surto da doença, com seis óbitos. Os casos, segundo a entidade, parecem já estar controlados.

Em Campo Grande, há 27.276 confirmados de covid-19 e 480 óbitos decorrentes da doença, sendo que 381 deles são de pessoas com mais de 60 anos de idade.

Nos siga no Google Notícias