ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Lei cria corregedoria para investigar guardas municipais

Corregedoria pode receber denúncias sobre membros da Sesdes e comunicar a autoridades policiais

Izabela Sanchez | 05/09/2018 07:57

A Prefeitura criou, por meio da lei complementar 330 do dia 4 de setembro, a Corregedoria da Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social). A corregedoria será composta de Corregedor-Geral, titular, e Corregedor-Adjunto e pode receber denúncias sobre membros da Sesdes, entre eles Guardas Municipais.

O objetivo da corregedoria é apurar as infrações disciplinares atribuídas aos servidores, além de promover investigações preliminares de infrações dos servidores. Além disso, segundo a lei, a corregedoria pode apreciar as representações e comunicar a autoridade policial competente, quando a infração for penal.

A criação da corregedoria mexeu com os ânimos dos guardas municipais durante a sessão da Câmara que votou o projeto.  Presidente do Sindicato dos Guardas Municipais, Hudson Bonfin afirmou, na ocasião, que o projeto não foi consultado junto à categoria. O temor, declarou, é que a corregedoria terá “plenos poderes” de demitir servidores

A corregedoria vai atuar por iniciativa própria, e deve informar o Secretário da Sesdes o sobre a abertura de qualquer investigação ou procedimento no prazo de 48h. Além disso, a entidade também pode atuar por solicitação do Prefeito, do Secretário da Sesdes ou do ouvidor do município. A sociedade civil também pode denunciar ou fazer reclamações à corregedoria.

A lei atende duas normativas federais: a lei 13022/14, que regulamentou a atividade dos guardas e o Estatuto do Desarmamento, lei 10826/2003. O Estatuto estabelece que o profissiol que tiver porte de armas terá que passar por formação e ser fiscalizado. A lei agora, vai para sanção do Executivo municipal e entra em vigor quando for publicada em Diário Oficial.

Nos siga no Google Notícias