ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Lei prevê multa para empresa que descumprir coleta de óleo de cozinha

Marta Ferreira | 04/05/2011 08:57

Foi sancionada hoje pelo prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), lei que prevê multa e até cassação do alvará de estabelecimentos que não cumprirem regras sobre destinação de óleo de cozinha. A lei foi aprovada em novembro do ano passado pela Câmara dos Vereadores.

A multa prevista é de R$ 500, valor que pode ser dobrado em caso de reincidência. Em último caso, o descumprimento das medidas estabelece que o estabelecimento tenha as autorizações de funcionamento cassadas e seja fechada. O prazo para adequação à lei é de 180 dias.

Essa regra vale para os chamados grandes geradores de resíduos de óleo, para quem passa a ser obrigatória a destinação correta do produto. Se enquadram nesta classificação empresas que produzem mais de 50 litros de óleo para descarte mensalmente e devem ser cadastradas junto à Semadur (Secretaria Municipla de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

Conforme a legislação, a responsabilidade por fazer cumprir a lei é da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável). A legislação prevê que sejam feitas parcerias com a iniciativa privada e utilização de espaços públicos como as escolas para fazer a coleta do óleo normalmente dispensado no meio ambiente por residências e estabelecimentos comerciais.

A lei, proposta pelo vereador Paulo Siufi, foi aprovada em novembro de 2010, criando o Programa Municipal de Coleta e Reciglagem de Óleos de Origem Vegetal.

Selo-O programa prevê punição para quem descumprir a regra de destinação correta do óleo, mas também prevê a concessão de um selo de responsabilidade ambiental para quem fizer tudo certo.

A lei estabelece que haja comunicação da população e dos estabelecimentos, usando para isso a estrutura já existente do Programa Coleta de Óleo de Cozinha Usado, implantado há 6 meses em Campo Grande.

Postos de coleta de óleo de cozinha foram implantados há 6 meses, mas adesão foi baixa. (Foto: João Garrigó)
Postos de coleta de óleo de cozinha foram implantados há 6 meses, mas adesão foi baixa. (Foto: João Garrigó)

Adesão baixa- Reportagem recente do Campo Grande News mostrou que o programa não teve sucesso. Conforme foi apurado, do total recolhido mensalmente na Capital, apenas 1% vem das residências e dos pontos de coleta distribuídos pela cidade.

A empresa de lubrificantes responsável pela coleta contabiliza de 15 a 20 mil litros de óleo usado por mês na Capital, a maioria esmagadora advinda de bares, restaurantes e hotéis.

Os pontos de coleta do óleo estão instalados na Feira Central de Campo Grande e no Mercadão Municipal. A empresa paga R$ 0,30 por litro recolhido nesses pontos, e o produto é reaproveitado na fabricação de graxa utilizada em rolamento de caminhões.

Nos siga no Google Notícias