ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Lei vai lembrar que vítimas de estupro têm direito a emergência em hospitais

Lei sancionada em Campo Grande estabelece campanha anual sobre a lei que obriga hospitais públicos a atenderem vítimas

Izabela Sanchez | 16/10/2019 11:05
Hospital Universitário em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Hospital Universitário em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Não é preciso comprovar com boletim de ocorrência um estupro ou outra forma de violência sexual e antes da polícia, as vítimas devem procurar o hospital. Em Campo Grande, lei sancionada pela Prefeitura quer realizar campanha anual para lembrar a população da chamada “Lei do Minuto Seguinte”, que estabelece atendimento emergencial e preferencial, em hospitais públicos, para vítimas de violência sexual.

É comum mulheres relatarem processo de revitimização e imensa burocracia para serem atendidas quando foram vítimas de estupro, incluindo o preconceito com a profilaxia de gravidez, obrigatória e sem a necessidade de boletim de ocorrência em casos de violência sexual.

A lei do minuto seguinte, conforme destaca campanha do MPF (Ministério Público Federal), lembra que a palavra da vítima é o que deve prevalecer. Em Campo Grande, a lei que estabelece uma campanha de incentivo é dos vereadores João Rocha (PSDB) e Enfermeira Cida Amaral (Pros).

“A falta de informação é um problema para as vítimas que estão em situação dramática, e que muitas vezes acham que só a polícia pode resolver o problema, então essa lei vem pra trazer mais informação para a população sobre os direitos garantidos por uma Lei Federal”, comentou Cida.

Segundo a lei sancionada, a campanha vai ocorrer, “preferencialmente”, em maio, através de ações para a conscientização, eventos, e divulgação de material publicitário, em especial nas Unidades de Saúde e Escolas da Rede Municipal de Ensino. A Prefeitura vetou, ainda assim, os artigos 5º e 6º que estabeleciam prazo e responsabilidade financeira do município para implementar a campanha.

Nos siga no Google Notícias