ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Lista revela que dez pessoas detêm 15,5% dos alvarás de táxi na Capital

Das 490 concessões do serviço, 76 concentram-se nas mãos de 10 pessoas que ainda podem ser parentes

Lucas Junot | 02/03/2017 18:20
Táxi circulando na Capital; vereadores querem instaurar CPI para apurar parentesco entre nomes listados pela Agetran (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)
Táxi circulando na Capital; vereadores querem instaurar CPI para apurar parentesco entre nomes listados pela Agetran (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)

Apurada lista de alvarás e concessionários do serviço de táxi em Campo Grande, solicitada pelo vereador Vinicius Silveira (DEM) à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), concluiu-se que 15,5% dos 490 alvarás da Capital concentram-se na mãos de apenas 10 pessoas.

Entre os mais significativos, o empresário Moacir Joaquim de Matos, que morreu em outubro do ano passado, possui 29 alvarás de táxi ainda em seu nome. Ele era dono da maior frota de táxi da cidade e também mantinha uma empresa de locação de veículos. Na lista emitida pela Agetran, as concessões constam como espólio a ser inventariado para a família.

Em seguida, Orocidio de Araujo aparece como detentor de outros 15 alvarás, Francisca Pereira dos Santos com 15, Benevides Juliace Ponce com 14, Elton Pereira de Matos com outros nove e Nelson Kohatsu Eireli com sete.

De acordo com o parlamentar, o assunto é pauta para a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para que os dados informados pela Agetran sejam cruzados e o eventual vínculo familiar entre os concessionários seja apurado. Maria Helena Juliace de Araujo, por exemplo, que tem o mesmo sobrenome de Benevides, também aparece na lista como concessionária de outros nove alvarás.

“Hoje em dia temos aplicativos na internet que conseguem cruzar dados, parentescos, amizades. Queremos saber se há ligação entre esses nomes. Com a discussão sobre a regulamentação do serviço de Uber surgiu a oportunidade de fiscalizarmos também os serviços oferecidos por taxistas e mototaxistas”, comentou o vereador.

O assunto será objeto de uma reunião entre os representantes do Legislativo Municipal na próxima terça-feira (7), mas, de acordo com Siqueira, muitos já indicaram que vão assinar o requerimento para abertura do inquérito.

Uber – Esta semana, a Prefeitura apresentou decreto regulamentando o serviço do Uber. Na ocasião, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) indicou que também pretende atuar sobre os alvarás cedidos aos taxistas e mototaxistas.

“Nenhum prefeito até hoje colocou o dedo na ferida no cartel dos táxi”, afirmou. Ele também disse acreditar que o valor cobrado por estes outros serviços diminuirá. “Ou eles se adaptam à realidade tecnológica ou vão sucumbir”, disparou.

Nos siga no Google Notícias