ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Lixo toma conta de terreno, enquanto casos de dengue crescem na Capital

Sofá, pneu e até restos de carro podem ser encontrados em esquina da Vila Marcos Roberto

Tainá Jara | 12/02/2021 17:56


Sofá, pneus e restos de carro se somam a entulhos de construção na esquina das ruas Ouro Verde com a Japão, na Vila Marcos Roberto, atrás do Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande.

Paredes levantadas indicam que ali já foi uma casa, mas é a grande quantidade de lixo, extrapolando os portões e chegando até a calçada é que chama a atenção de quem passa. Como mostra vídeo enviado à reportagem do Campo Grande News.

O cenário é antigo, mas volta a preocupar os moradores em tempo de chuva constante e com o maior risco de transmissão da doença pelo mosquito Aedes aegypti. Não foram registradas mortes até o momento, mas, apesar da baixa incidência, os casos aumentam.

De acordo com o boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), divulgado nesta sexta-feira, foram 115 casos de dengue confirmados na Capital, até o momento. O ano passado fechou com 5.776 confirmações e sete mortes.

 Conforme a Semadur (Secretaria Municipal de Educação), a limpeza dos terrenos é de responsabilidade do proprietário.

Primeiramente, o dono é notificado para a limpeza do terreno, tendo o prazo de 15 dias úteis para o cumprimento da mesma, após o recebimento e ciência da notificação. Transcorrido o prazo, a fiscalização retorna ao local para vistoria, caso não tenha sido cumprida, o proprietário então é multado. A multa neste caso varia entre R$ 2.339,00 e R$ 9.356,00.

Em 2017 foram Notificados 3.871 proprietários por falta de limpeza e em 2018 foram emitidas quase 6 mil Notificações. Em janeiro do ano passado, 703 proprietários de terrenos baldios foram notificados, uma média de 23 por dia.

Quando a população identificar um terreno baldio sujo a denuncie pode ser feita via Disque Denúncia 156. Quando flagrar ato de um descarte irregular de resíduos, a orientação é entrar em contato imediatamente com a Guarda Civil Metropolitana pelo número 153 e denuncie.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias