ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Lutador faz teste do “borrão de tinta” em tentativa de provar insanidade

Exame é o mesmo ao qual já foi submetida Suzane von Richthofen, por exemplo

Aline dos Santos | 25/01/2016 10:45
Rafael (à direita) está preso há noves meses. (Foto: Marcos Ermínio)
Rafael (à direita) está preso há noves meses. (Foto: Marcos Ermínio)

Preso há nove meses, o lutador Rafael Martinelli Queiroz fez na manhã desta segunda-feira (25) exame sobre sanidade mental no Fórum de Campo Grande. Ele foi detido dia 19 de abril de 2015 por espancar até a morte o engenheiro Paulo Cézar de Oliveira, 49 anos, no Hotel Vale Verde.

O recurso de insanidade mental foi instaurado em maio do ano passado, “tendo em vista existirem dúvidas quando a imputabilidade do acusado”. No caso, imputabilidade é a capacidade que a pessoa, que praticou crime, tem de entender o que estava fazendo. Nesta segunda, Rafael passou pelo Teste de Rorschach, também conhecido como teste do "borrão de tinta".

O psicólogo apresenta pranchas com manchas de tintas e o paciente revela o que percebe. O teste foi aplicado, por exemplo, em Suzane von Richthofen, presa pelo assassinato dos pais em um crime de repercussão nacional.

Em dezembro de 2015, a Justiça chegou a indeferir o pedido do teste para Rafael, por falta de recursos para pagar o exame. Ainda conforme o processo, que tramita na 1ª Vara do Tribunal do Júri, a aplicação do teste será paga pela defesa.

De acordo com a defesa, os resultados dos laudos no incidente de insanidade mental é essencial para definir como caminha os trabalhos no processo principal, que é referente ao homicídio. “O principal objetivo do teste é verificar em profundidade a personalidade da pessoa. São apresentadas dez lâminas com manchas de tinta e a pessoa responde o que está vendo”, afirma o advogado Darguim Julião Vilhalva Júnior.

Desde abril, foram apresentados dois pedidos de habeas corpus ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para libertar o preso. O primeiro foi negado na liminar e no mérito. O segundo teve a liminar negada.

“Queremos tratar o Rafael. Ele teve um surto dentro da penitenciária. Foi num domingo e paralisou todas as visitas. Ficava batendo a cabeça nas grades, ensanguentado. O Estado não tem recursos para uma situação dessa. A família conseguiu em São Paulo um clínica para receber o Rafael, queremos que ele responda o processo em liberdade e fazendo o tratamento”, diz o advogado.

Atualmente, ele está preso no Instituto Penal de Campo Grande e toma medicamento controlado. Um pedido de liberdade também foi negado no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Crime – Rafael Martinelli, que é de Valparaíso (São Paulo), veio a Campo Grande para participar de um evento de lutas realizado no Círculo Militar. Porém, não competiu na noite de sábado (18 de abril), como era previsto, e foi para o hotel, na avenida Afonso Pena, por volta das 22h.

O lutador foi até o quarto 221, onde estava hospedado com a namorada de 24 anos, quando teve início uma discussão envolvendo traição. Ele bateu na mulher que, amedrontada, fugiu pelos corredores e pediu socorro na recepção.

Ao sair enfurecido do quarto , Rafael destruiu tudo o que encontrou pela frente, até se deparar com Paulo Cézar de Oliveira, 49 anos, que havia acabado de abrir a porta de seu apartamento, o 216, para ver o que estava acontecendo.

A vítima, que era de Batatais (São Paulo), foi espancada até a morte. Rafael tem quase dois metros de altura, pesava 140 kg e é lutador profissional. Já Paulo pesava cerca de 70 quilos e tinha 1,68 metro de altura.

Nos siga no Google Notícias