ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Mãe e filhos dão "de cara" com portão fechado em escola

Cinco dias do retorno oficial das aulas, o colégio ainda não retomou aulas

Por Izabela Cavalcanti e Bruna Marques | 19/02/2024 07:38
Franciele chegando com os dois filhos para deixar na escola, mas portão estava fechado (Foto: Marcos Maluf)
Franciele chegando com os dois filhos para deixar na escola, mas portão estava fechado (Foto: Marcos Maluf)

Na manhã desta segunda-feira (19), a Escola Municipal Antônio José Paniago, no Jardim Itamaracá, ainda estava fechada, cinco dias depois do retorno oficial das aulas na Reme (Rede Municipal de Ensino). Uma mãe e seus dois filhos deram “de cara” com o portão fechado.

O colégio estava na lista das 21 escolas que não abriram na última quinta-feira (15). Há 42 dias, a cozinha do local pegou fogo e desde então, está passando por reforma.

Diante do ocorrido, o guarda civil metropolitano, Célio Marcos Lopes Guimarães, de 52 anos, sofreu queimaduras graves e morreu depois de 19 dias.

A auxiliar de limpeza, Franciele Andrade, de 32 anos, foi levar os filhos de 7 e 10 anos, que estão no 2° e 3° anos. Eles moram no Bairro Cristo Redentor.

Quando chegaram, a mãe foi avisada por uma funcionária que a escola não estava pronta para ser reaberta. “Eu entro no trabalho 8h e, agora, vou ter que deixar as crianças com algum familiar para trabalhar. Não fui avisada que não teria aula hoje, por isso vim”, disse.

A diretora Maria Lúcia de Fátima de Oliveira explica que enviou avisos nos grupos de WhatsApp e nas redes sociais da escola que o retorno está marcado para o dia 21 de fevereiro. Como as crianças são alunos novos da unidade, não ficaram sabendo. “Eu não tenho como colocar as crianças se eu não tenho cozinha para por a merenda. Hoje e amanhã, vamos fazer uma força-tarefa na limpeza para abrir na quarta-feira”, pontuou.

Ainda de acordo com a diretora somente pela manhã, o colégio atende 600 alunos.

Volta às aulas – Neste ano, a Reme recebe 112.248 alunos, com 15.248 novos estudantes matriculados no ensino regular em 205 unidades escolares, sendo 106 Emeis (Escolas de Educação Infantil) e 99 de Ensino Fundamental.

Ao Campo Grande News, o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, informou, na semana passada, que as 21 unidades que não reabriram no dia previsto terão as aulas repostas dentro do semestre.

O ano será de 200 dias letivos divididos em quatro bimestres. Serão destinados três dias para o exame final, sendo 17, 18 e 19 de dezembro, com encerramento do ano escolar no dia 20 de dezembro.

Por meio da assessoria de imprensa, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) informou que das 21 escolas que não estavam prontas para receber os alunos na quinta-feira passada, 20 reabriram hoje. “Apenas a Escola Municipal Antônio José Paniago, localizada no Jardim Itamaracá, retomará as aulas nesta quarta-feira (21), devido ao acidente que ocorreu na cozinha da unidade, no mês de janeiro. Com a explosão, foi necessário fazer toda a troca do forro da cozinha, revestimento e pintura”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias