ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Mais de 100 pessoas doam sangue neste sábado, mas apelo do Hemosul continua

Luciana Brazil e Evelyn Souza | 31/08/2013 11:49

Pelo menos 100 doações de sangue foram feitas na manhã de hoje (31), no Hemosul de Campo Grande, por funcionários do banco Bradesco e integrantes do Saveiro Clube Campo Grande/MS. Com a mobilização, o estoque de sangue se normalizou, segundo a técnica do Hemosul, Lucéia Maria Fernandes. Mas apesar disso, ela frisa que as doações precisam ser constantes.

“Há alguns dias o banco de sangue estava em estado crítico, com menos de 80%. Com essa ação ele se normalizou, mas ainda precisamos de doações. Elas precisam ser constantes”.

São necessárias 120 doações diárias para manter o estoque em dia, segundo a técnica. “É importante que as pessoas doem mesmo quando não há o apelo da mídia”.

Neste sábado a ajuda veio de grupos diferentes. Cerca de 100 voluntários, de todas as agências do banco Bradesco, se dividiram em grupos e lotaram o Hemosul desde cedo.

“A ideia surgiu depois que o parente de um funcionário precisou de doação de sangue. Então, por que doar só quando uma pessoa específica precisa”, questionou o gerente de contas Vinícius Cristiano Monteiro, 30 anos.

Além da ação, o grupo já almeja transformar a mobilização em uma corrente nacional, a cada seis meses. “Essa é a primeira vez, mas a vontade é que aconteça semestralmente e que faça parte do calendário nacional do Bradesco, para que as mais de cinco mil agências ajudem na doação”.

O gerente de pessoa jurídica Carlos Eduardo Melara, 31 anos, diz que sempre apoiou a ideia, mas tinha ido
Carlos Eduardo Melara, 31 anos, gerente de pessoas jurídica, diz que sempre apoiou a idéia de doar sangue, mas nunca tinha ido, por falta de incentivo. “Agora com todo mundo junto eu quero voltar sempre”.

O mesmo anseio de ajudar afligiu também os integrantes do Saveiro Clube de Campo Grande. A ação foi marcada pelas redes sociais e logo cedo os 15 integrantes estavam prontos para doar. Motorizados cada um com sua Saveiro, elas ajudaram a fazer a diferença, contou o presidente do clube, Everton Alce da Silva, 31 anos.

Mesmo sozinha a biomédica Janiele Vieira, 25 anos, aproveitou o sábado para fazer sua doação. “Estou doando pela primeira vez. Aproveitei meu dia de folga para ajudar”.

Nos siga no Google Notícias