Ninho artificial vira lar de tuiuiús no Pantanal e rende novos registros
Registro do Jairton Bezerra mostra a ave e seus ovos na estrutura instalada após os incêndios de 2020
Uma viagem a trabalho para Miranda, a 208 km de Campo Grande, rendeu ao repórter fotográfico Jairton Bezerra novas imagens do ciclo de vida do tuiuiú. Após registrar o acasalamento da espécie no ano passado, nesta segunda-feira (21) ele encontrou um ninho com ovos e, em outro trecho às margens da BR-262, um tuiuiú com seus filhotes.
Imagens enviadas à reportagem revelam a beleza da ave símbolo do Pantanal. Feitas no período da manhã, uma em particular se destaca. O tuiuiú fez seu ninho em uma estrutura de concreto e metal feita com tecnologia da Energisa.
Em 2023, o Campo Grande News contou a história de uma família de tuiuiús com três filhotes crescendo com saúde em um ninho artificial, instalado após os incêndios de 2020 queimarem o ipê onde as aves viviam.
Além do registro no ninho artificial, Jairton fotografou outros locais onde a espécie habita. À tarde, próximo a Miranda, encontrou um ninho no alto de uma árvore, com quatro filhotes e um tuiuiú adulto.
Jairton conta que foi realizar um trabalho em fazendas da região e, ao encerrar, voltou ao ponto onde havia avistado os tuiuiús. “Eu gosto, se tem uma coisa que gosto de fazer é natureza, documentário. A natureza, para mim, é um grande espelho”, pontua.
Além das aves, jacarés também ganharam espaço nas lentes de Jairton, com vários deles tomando sol às margens do rio.
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.