ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEXTA  14    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Mato Grosso do Sul tem um dos piores índices de vacinação contra gripe no País

Índice ficou abaixo da média nacional, também baixa, de 22%, segundo Ministério da Saúde

Por Silvia Frias | 21/04/2024 11:46
Vacinação realizada no dia 15 de abril, no Dia D em Campo Grande (Foto/Divulgação)
Vacinação realizada no dia 15 de abril, no Dia D em Campo Grande (Foto/Divulgação)

Dados do Ministério da Saúde indicam que apenas 14,18% do público-alvo foi vacinado contra a gripe em Mato Grosso do Sul, o pior índice entre os estados, abaixo da média nacional, que foi de 22%. A campanha começou oficialmente no dia 25 de março.

Em todo o País, até o momento, 14,4 milhões de doses foram aplicadas para população-alvo de 75,8 milhões de pessoas.

Em Mato Grosso do Sul a população-alvo são de 1.148.407 pessoas. Após seu início, a 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio no Estado. Na Capital, por conta da baixa procura, o Dia D foi realizado no dia 15 de abril, em aldeia indígena Marçal de Souza.

Os números divulgados pelo ministério mostram que o percentual de MS só não é menor que o Distrito Federal, que foi de 13,78%. Em relação aos estados com menores índices de imunização, fazem parte da lista, ainda, Mato Grosso, que obteve vacinação de 14,36%, seguido da Bahia, 14,92% e Rio de Janeiro, 17,76%.

Para a campanha, segundo declaração anterior da ministra da Saúde, Nísia Trindade, era esperada a vacinação de grupos prioritários, formado por idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e professores da rede pública de ensino.

Em 2024, a vacinação contra a influenza acontecerá no primeiro semestre do ano nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto no Norte será no segundo semestre. A mudança na estratégia, desde 2023, busca atender às particularidades climáticas da região, que inicia no período do Inverno Amazônico, quando há maior circulação viral e de transmissão da gripe.

Neste ano, a composição da vacina é destinada a proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. (Com informações da Agência Brasil)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias