ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Mercadão perde 20% das vendas ao aderir a novo feriado em dia de jogos

Edivaldo Bitencourt | 08/07/2014 10:34
Mercadão perde 20% das vendas ao aderir a novo feriado em dia de jogos
Mercadão não conseguiu escapar do novo feriado e fechou em dias de jogos (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)
Mercadão não conseguiu escapar do novo feriado e fechou em dias de jogos (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)

Os jogos do Brasil na Copa do Mundo criaram um feriado novo e com força de fechar até estabelecimentos pouco acostumados a não ter expediente. Esse é o caso do Mercado Municipal Antônio Valente, o Mercadão, que fechou duas horas antes de todos as partidas para torcer pela seleção canarinho, que enfrenta o maior desafio e precisa vencer a Alemanha para disputar o hexacampeonato domingo no Maracanã.

Segundo o presidente da Associação dos Comerciantes do Mercadão, Cleuber Linares, o estabelecimento só fecha em três feriados no ano: Sexta-Feira Santa (dia que a peixaria abre), Natal e Ano Novo.

Como não há nenhuma viva alma disposta a fazer compras na hora do jogo, os comerciantes decidiram aderir a mania nacional e encerram o expediente duas horas antes do jogo, às 14h desta terça-feira (8).

O maior impacto ocorreu no jogo de sábado, quando o Brasil derrotou a Colômbia e o Mercadão fechou duas horas antes do jogo, às 10h. Segundo Linares, por ser o dia de maior movimento, os comerciantes só conseguiram vender 30% do previsto para o dia.

No geral, devido ao feriado novo, o Mercadão acumula queda de 20% nas vendas.

Confira o que abre e fecha hoje na Capital:

Prefeitura - A prefeitura de Campo Grande estabeleceu ponto facultativo no período da tarde nas repartições públicas da administração direta e indireta. Os serviços de atendimento médico nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centro Regionais de Saúde (CRS) terão atendimento normalmente.

Governo - As repartições públicas da administração direta e indireta do Governo do Estado irão funcionar até 13h em jogos da seleção brasileira na Copa. Na maior parte dos órgãos, o expediente é até 13h30.

Bancos - Os bancos de Mato Grosso do Sul funcionam em horário diferenciado e o atendimento ao público termina às 11h30.

Justiça - O Fórum da Capital e outros órgãos do poder judiciário também invertem o expediente e não abrem à tarde. O funcionamento termina às 13h.

Cartórios - O expediente dos cartórios extrajudiciais – aqueles de Notas, Registro de Imóveis, Registro Civil, Protesto, entre outros – será diferenciado também. Funcionarão das 7 às 13 horas. Exceto os cartórios de Registro Civil terão outro esquema de funcionamento, e respeitam sistema de plantão, conforme estabelecido na legislação.

Lojas do centro - A ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) recomenda o fechamento uma hora antes do jogo, às 15h.

Shoppings – Os três maiores shoppings da Capital adotaram medidas parecidas em dias de jogos do Brasil. O Campo Grande acordou que uma hora antes do jogo todo o centro comercial fecha e reabrirá dessa vez, meia hora depois. No Bosque dos Ipês e o Norte Sul a mesma iniciativa, mas empresários tem autonomia para se preferirem seguir com portas abertas. No Pátio Central as lojas fecham meia hora antes e voltam meia hora depois.

Correios - A abertura ao público acontece normalmente às 7 horas, com o intervalo para almoço: das 11h30min às 13 horas para as agências que já fecham para o almoço e o encerramento do atendimento ao público acontece às 14 horas.

Lotéricas – De acordo com o Sindicato dos Agentes Lotéricos do Estado, fica a critério de cada lotérica o horário que irá fechar, se 1h ou 2 h antes da partida, abrindo no dia seguinte.

Nos siga no Google Notícias