ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Mesmo com tempo frio, casos suspeitos de dengue continuam crescendo na Capital

Flávia Lima | 20/05/2015 11:22
Capital continua registrando casos suspeitos toda semana, média de 17 por dia. (Foto:Divulgação)
Capital continua registrando casos suspeitos toda semana, média de 17 por dia. (Foto:Divulgação)

Apesar das baixas temperaturas registradas nas últimas semanas, o número de notificações de casos de dengue continua crescente. Dados da semana passada apontavam 71 notificações em maio. Já de acordo com boletim divulgado hoje pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o número atinge 195 casos suspeitos, ou seja, 124 casos a mais, uma média de 17 por dia.

No total, segundo boletim epidemiológico, já são 4.446 casos suspeitos desde janeiro. Apesar de ainda faltarem 11 dias para o final do mês, os números estão bem abaixo dos notificados em abril, que somaram 1.950. Até o momento são 88 casos confirmados da doença este mês e desde o início do ano, as confirmações somam 1.127.

Um óbito foi registrado pela Sesau. A vítima foi a professora aposentada Amélia Atsuko Guenka da Silva, 67 anos, que residia no bairro Monte Castelo. Os casos graves registrados somam 3 desde o início do ano.

Já a Secretaria de Saúde do Estado deve divulgar o novo boletim ainda na tarde desta quarta-feira (20), apontando as cidades com maior incidência da doença, porém, de acordo com boletim da semana passada, Campo Grande está entre os 30 primeiros municípios com altos índices de notificações.

O coordenador do Controle de Vetores do Estado, Gilmar Cipriano, explica que a doença deixou de ser sazonal e oferecer perigo apenas no verão devido a condição de adaptação do mosquito transmissor ao meio ambiente, por isso novs casos de dengue são registrados durante todo o ano.

Limpeza – Para frear o avanço da doença, a prefeitura da Capital, através da Seinthra (Secretaria Municipal de Infraestrutura) segue com a limpeza de ruas e terrenos públicos em bairros do município. Através de um cronograma de limpeza, que atende tanto às vistorias sazonais dos bairros quanto as solicitações recentes, as equipes atendem todas as regiões.

O morador pode contribuir na identificação de imóveis com lixo e de áreas públicas que precisam de manutenção através do número 3314-3676. A Ouvidoria de Sesau também recebe denúncias de áreas propícias para a propagação de insetos transmissores de doenças como dengue, febre chikungunya e leishmaniose, além dos animais peçonhentos. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 3314-9955 ou 3314-3340.

Nos siga no Google Notícias