ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Militares e agentes de saúde iniciam operação contra nova epidemia de dengue

Marcio Breda | 17/01/2011 10:19
Militares fazem curso hoje para iniciarem trabalho nas ruas amanhã. Foto: Marcio Breda
Militares fazem curso hoje para iniciarem trabalho nas ruas amanhã. Foto: Marcio Breda

Um efetivo de 100 militares do Exército, acompanhados de 50 agentes de saúde da prefeitura, sairá às ruas de Campo Grande a partir de amanhã (18) para mais uma campanha de combate à dengue, a quarta realizada com parceria com o Exército no Município.

Os militares - voluntários de 5 batalhões da Capital - iniciaram o treinamento na manhã desta segunda-feira. Durante a operação, serão responsáveis por passar informações aos moradores e vasculhar locais em busca de focos do mosquito Aedes Aegipt.

As equipes saem às ruas com duas missões difíceis: conter a disseminação do vírus tipo 4 da dengue, que entrou em julho do ano passado no Brasil por Roraima e conscientizar a população sobre o combate ao mosquito.

Como o tipo 4 é um vírus novo, a falta de imunidade pode gerar casos graves de dengue. Já a falta de ação da população é o grande obstáculo. Segundo a prefeitura, 92% da população da Capital não toma qualquer tipo de atitude de combate ao mosquito. Um vírus novo, aliado a um combate falho ao mosquito, pode gerar uma nova epidemia, admite a prefeitura.

De acordo com a Secretaria de Saúde, que coordena a operação, cada equipe contará com dois militares e um agente de saúde. Serão atendidos todos os bairros de Campo Grande, já que de acordo com o último levantamento da Sesau, a Capital possui incidência de mosquitos em todas as regiões.

Segundo o gerente técnico do Serviço de Controle de Vetores, Alcides Ferreira, os militares receberão no curso todas as informações sobre o mosquito e a doença, para informarem a população e tentar angariar “aliados” ao combate de focos. Já os agentes atuarão na parte técnica, usando inseticidas e analisando informações repassadas pelos moradores.

A operação de guerra contra a dengue começa amanhã nos bairros Itamaracá, Noroeste, Guanandi, São Francisco e São Conrado, apontados como alguns dos mais afetados por focos do mosquito e notificações no ano passado.

Cada equipe contará com dois militares e um agente de saúde. Foto: Marcio Breda
Cada equipe contará com dois militares e um agente de saúde. Foto: Marcio Breda
Parceria com Exército já aconteceu em 2007, 2008, e 2009. Foto: Marcio Breda
Parceria com Exército já aconteceu em 2007, 2008, e 2009. Foto: Marcio Breda
Nos siga no Google Notícias