ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Moradores param ônibus e queimam pneus para pedir melhorias no trânsito

Paula Vitorino | 04/11/2011 11:13
Ônibus foi parado pelos moradores, com pedaços de madeira e móveis. (Foto: João Garrigó)
Ônibus foi parado pelos moradores, com pedaços de madeira e móveis. (Foto: João Garrigó)

Os moradores do Nova Lima pararam um ônibus da linha do bairro por cerca de 1h30 nesta manhã para reivindicar melhorias no trânsito. Essa foi a segunda mobilização em menos de 24h.

Eles pedem a colocação de quebra-molas na rua Botafogo, onde uma menina de 2 anos foi atropelada ontem, por volta das 18h.

Os protestos iniciaram ontem, logo após o acidente. Um grupo de cerca de 200 pessoas, segundo os moradores, fecharam a avenida Francisco Pereira Coutinho, no cruzamento com a rua Botafogo, e queimaram pneus.

A via só foi liberada por volta das 21h. Eles pediam a presença de alguém da Agetran e como não tiveram o pedido atendido, resolveram continuar as manifestações nesta manhã.

O ônibus foi parado por volta das 6h30, quando passava pelo mesmo cruzamento. Segundo os próprios moradores, o veículo foi parado pelos pedestres, inclusive crianças, que entraram na frente.

O veículo só liberado às 8h30, quando um representante da Agetran se comprometeu a atender as reivindicações. A Polícia Militar foi acionada até o local para prestar apoio, mas não precisou intervir.

De acordo com o diretor operacional de transporte, Luiz Alencar, serão colocados quebra-molas na rua Botafogo até o fim deste mês. O local exato para a sinalização será definido pela equipe técnica da Agência.

Velocidade - Segundo os moradores, são frequentes os acidentes no local e o principal motivo é o excesso de velocidade.

A menina de 2 anos foi atropelada ontem em frente a casa da babá, na esquina da Botafogo com a Francisco Pereira Coutinho. A mãe, Eliane de Souza, de 19 anos, conta que a babá abriu o portão para varrer a calçada e a menina correu para a rua.

A moradora Lilia Regina Dias, de 37 anos, diz que a motorista do veículo freou ao ver a menina e conseguiu amenizar o impacto. A garota foi jogada contra o chão e teve ferimentos pelo corpo.

Ela foi socorrida pela própria condutora e levada para a Santa Casa, mas já teve alta e está em casa. A mãe diz que a menina ainda está assustada, mas passa bem.

Para os moradores, o atropelamento de ontem foi o estopim para a revolta da população. “Vivia tendo acidente, fora os cachorros atropelados. Enquanto eram cachorros a gente enterrava, mas aí chegou a vez de uma de nossas crianças. Vai precisar morrer mais gente?”, questiona a comerciante Sueli Marques, de 34 anos.

Os vizinhos contam que um adolescente já morreu e uma menina de 13 anos foi atropelada na rua Botafogo.

A dona de casa Ana Paula Damásio, de 30 anos, frisa que a maioria das famílias da região tem filhos e que a preocupação é constante, devido o excesso de velocidade e falta de respeito dos motoristas com a sinalização.

“Todo mundo tem medo que um dia aconteça o acidente com o filho. Falta um quebra-mola nessa rua para frear os motoristas”, diz.

Nos siga no Google Notícias