ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Morre desembargadora Marilza Fortes; a 3ª mulher no Tribunal de Justiça de MS

Nadyenka Castro | 20/09/2012 13:59

Velório está marcado para começar às 17 horas. Ainda não há detalhes das causas

Marilza Lúcia Fortes era magistrada desde setembro de 1980. (Foto: Arquivo)
Marilza Lúcia Fortes era magistrada desde setembro de 1980. (Foto: Arquivo)

A desembargadora Marilza Lúcia Fortes, 66 anos, do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), morreu nesta quinta-feira. O velório está marcado para começar às 19 horas no saguão do Tribunal, que fica no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Marilza foi a terceira mulher desembargadora do TJMS. Ela ingressou na magistratura em setembro de 1980 e desde março de 2006 ocupa um assento no TJMS.

A desembargadora luta há bastante tempo contra o câncer, que se iniciou nas mamas e atingiu outros órgãos. Ela estava internada desde o início da semana.

Desde que entrou na magistratura até a posse no Tribunal, Marilza atuou como juíza auditora da Justiça Militar. Em dezembro de 2005, ela foi empossada presidente da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais, sendo a segunda mulher e a primeira magistrada de MS a assumir a cadeira da presidência da Associação desde sua criação, em 1985.

Sobre o fato de ser a terceira mulher a ocupar um dos mais altos cargos do Judiciário Sul-mato-grossense, ela interpretou o fato como uma conquista feminina. “Com o atual quadro de mulheres na judicatura de MS, creio que mais seguirão meu exemplo e da Des. Tânia em um espaço de tempo menor”, disse ela pouco antes da posse.

Em abril de 2004, a juíza recebeu o título de cidadã sul-mato-grossense por, entre tantas lutas, ter sido a primeira juíza auditora do Estado, a primeira coordenadora do curso de Direito da Faculdade de Direito de Campo Grande e ocupou o primeiro cargo de chefe de Departamento Jurídico do Sistema Penitenciário.

Depois de tantos anos à frente da Auditoria Militar, na Capital, Marilza ficou conhecida como mão dura pelos policiais.

Nos siga no Google Notícias