ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Morte de garoto de 14 anos pode ser a quarta causada por gripe em MS

Natalia Yahn | 13/04/2016 08:16

O adolescente Gabriel Lucas do Carmo, 14 anos, que morreu ontem (12) no Hospital Regional, em Campo Grande, pode ser a quarta vítima de influenza A (H1N1) este ano em Mato Grosso do Sul. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou que investiga o caso, notificado para o Estado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), na tarde dessa terça-feira.

O garoto foi atendido na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Coophavila II, na segunda-feira (11), mas liberado em seguida. Ele voltou a passar mal e a família o levou para o hospital, onde morreu na madrugada de ontem (12).

“Procuraram ajuda e foi liberado e ao voltar ocorreu tudo isso. Foi no Coophavila. Fiquei indignada. Estamos em momento de calamidade na saúde. Ainda mais que liberou falando que ele não tinha nada”, afirmou uma amiga da família, que pediu para não ter o nome divulgado.

Gabriel é velado na Capela Marechal Deodoro, no Bairro Aero Rancho. O sepultamento esta marcado para acontecer às 15 horas, no Cemitério Santo Amaro.

Casos – Até agora três pessoas morreram vítimas de influenza A, desde o início do ano no Estado. Os óbitos foram de pacientes dos municípios de Corumbá (18/01), São Gabriel do Oeste (23/03) e Campo Grande (06/04).

Na segunda-feira (11), a Sesau corrigiu a informação de que dois pacientes de Campo Grande teriam morrido este ano vítimas de influenza A (H1N1).

Após divulgar duas mortes por conta da doença, também conhecida como gripe suína, a Secretaria voltou atrás e confirmou apenas um caso este ano na Capital. A vítima foi uma mulher de 56 anos que morreu na Santa Casa, onde estava internada também para tratar hanseníase, diabetes e hipertensão, mas não há informação do período no qual ela ficou hospitalizada.

Na quinta-feira (7), quando a Sesau divulgou a morte por H1N1, a assessoria de imprensa do órgão informou sobre o primeiro óbito ocorrido na cidade, o que totalizaria quatro mortes por gripe A este ano em Mato Grosso do Sul. Porém o caso foi de um paciente de São Gabriel do Oeste, a 140 quilômetros de Campo Grande, que recebia tratamento para gripe A em um hospital – não revelado pela Sesau. 

A SES descartou a morte por H1N1 de Aurora Ferreira Gonçalves, de 68 anos. Ela morreu no sábado (9), em Cassilândia, a 418 quilômetros de Campo Grande, mas foi vítima de problemas cardíacos.

Os casos notificados de influenza A (H1N1), doença também conhecida como gripe suína, já chegam a 106 notificações em 20 municípios de Mato Grosso do Sul, conforme boletim epidemiológico divulgado ontem (7), pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Em uma semana as notificações aumentaram 31%, passaram de 73 para 106 casos.

Até o dia 30 de março, no terceiro boletim epidemiológico de influenza, eram 73 notificações da doença em onze municípios, com apenas cinco casos de H1N1 confirmados.

Agora, no quarto boletim, foram confirmados 11 casos de H1N1 e um de influenza B (gripe comum), e apenas três das quatro mortes registadas até agora no Estado. Os óbitos aconteceram em Campo Grande (2), Corumbá (1) e São Gabriel do Oeste (1).

Desde 2009 até 2015 foram registradas 86 mortes por influenza A – 15 causadas por H3N2. Somente no ano passado foram sete mortes, uma delas por H1N1.

Vacinação - Mato Grosso do Sul vai receber mais de 720 mil doses de vacinas para atender a campanha de vacinação contra a Influenza deste ano. A campanha terá inicio no dia de 30 de abril com mobilização nacional e segue até o dia 20 de maio. No Estado, o público-alvo corresponde a uma população de 667.922 pessoas e a meta é vacinar 80% deste público.

Nos siga no Google Notícias