ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

MPE abre 34 processos para investigar situação de risco de crianças e idosos

Lidiane Kober | 18/09/2014 16:15

Com base em denúncias ao Disque-100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o MPE (Ministério Público Estadual) abriu 34 procedimentos para investigar casos de “situação de risco” de pessoas vulneráveis, em Campo Grande. A apuração está nas mãos do promotor José Roberto Tavares de Sousa, da 33ª Promotoria de Justiça.

O Disque-100 é um canal de comunicação para a população denunciar violações aos direitos humanos de crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), moradores de rua e índios.

A ouvidoria também recebe demandas sobre sequestro internacional, mortos e desaparecidos políticos e atua no combate às violações, como o trabalho escravo.

Em Campo Grande, conforme publicação da 33ª Promotoria de Justiça, na edição desta quinta-feira (18) do Diário de Justiça do MPE, o objetivo dos 34 procedimentos investigatórios é apurar “situação de risco”. Procurado para dar mais detalhes sobre os casos, até a publicação da reportagem, o promotor José Taveres não se manifestou.

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República também não retornou e-mail, nem ligação para revelar o teor exato das denúncias.

No site do órgão, são destaques os setores de atuação e o modo de trabalho. As denúncias, conforme a secretaria, são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos, no prazo máximo de 24 horas, respeitando a competência e as atribuições específicas, porém priorizando qual órgão intervirá de forma imediata no rompimento do ciclo de violência e proteção da vítima.

O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante.

Nos siga no Google Notícias