Carreta do SUS com exames e consultas vai ficar 30 dias em Coxim
O serviço funciona com pacientes previamente agendados e encaminhados pelas secretarias municipais de saúde

Coxim, no norte de Mato Grosso do Sul, está entre as cidades que recebem este ano, desde 30 de janeiro, a carreta do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A iniciativa leva atendimento especializado pelo SUS a municípios com alta demanda e dificuldade de acesso, ajudando a reduzir filas e acelerar diagnósticos. O veículo atendeu a população de Três Lagoas antes de ir a Coxim.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Segundo a pasta federal, em pouco mais de três meses, as carretas do programa já passaram por 100 municípios de todos os estados, ofertando serviços em saúde da mulher, oftalmologia e exames de imagem. Em pelo menos 15 cidades as filas por atendimentos especializados foram zeradas, incluindo diagnósticos de câncer de mama, exames ginecológicos, cirurgias de catarata e tomografias.
O anúncio de uma nova rodada de deslocamentos foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Mauá (SP), cidade que marcou o número simbólico de 100 municípios atendidos. A partir desta nova etapa, 32 cidades de 20 estados começam a receber as unidades móveis, entre elas Coxim.
“O Agora Tem Especialistas nasceu para levar atendimento especializado para onde antes faltava, encurtar distâncias, reduzir filas e garantir que a assistência chegue mais perto da população”, afirmou Padilha, ao destacar que o objetivo é ampliar o acesso ao SUS onde ele é mais necessário.
As carretas funcionam com pacientes previamente agendados e encaminhados pelas secretarias municipais de saúde. Dependendo do tipo de unidade, são oferecidas consultas especializadas, exames e procedimentos.
As carretas de saúde da mulher realizam mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais e até biópsias para diagnóstico precoce de câncer de mama e do colo do útero. As oftalmológicas fazem avaliações em crianças e adultos, além de cirurgias de catarata. Já as de exames de imagem ofertam tomografias e ultrassonografias.
Com essa nova rodada, o governo federal passa a operar com 47 unidades móveis em todo o país. Até o fim do ano, a previsão é de que 150 carretas estejam em circulação, reforçando a rede pública e reduzindo o tempo de espera por atendimento especializado no SUS.
Além de Coxim, a nova etapa contempla municípios como Mauá (SP), Várzea Grande (MT), Guarapari (ES), Barreiras (BA), Quixadá (CE), Porangatu (GO), Caxias (MA), entre outros.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

