ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

MPE abre inquérito para apurar falta de médicos em 4 postos de saúde

Alan Diógenes | 03/11/2014 18:20
Unidade de saúde da Vila Carlota estava com as portões fechados nesta tarde. (Foto: Marcelo Calazans)
Unidade de saúde da Vila Carlota estava com as portões fechados nesta tarde. (Foto: Marcelo Calazans)
No posto de saúde do Bairro Moreninhas III pacientes aguardavam atendimento em pé. (Foto: Marcelo Calazans)
No posto de saúde do Bairro Moreninhas III pacientes aguardavam atendimento em pé. (Foto: Marcelo Calazans)

O MPE (Ministério Público Estadual) instaurou inquérito civil para apurar a falta de médicos e de equipamentos nas UBSs (Unidade Básicas de Saúde) dos Bairros Universitário, Tiradentes, Cidade Morena e Vila Carlota. A informação foi publicada no Diário Oficial do órgão desta segunda-feira (3) e o pedido foi assinado pela promotora Filomena Aparecida Depólito Fluminhan.

A promotora já havia pedido em setembro deste ano para a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) a abertura de 300 leitos em hospitais de Campo Grande. A intenção na época era de acabar com a internação de pacientes graves em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento Comunitário) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) da Capital.

O Campo Grande News constatou nesta tarde que a UBS da Vila Carlota estava com as portões fechados. Nenhum funcionário foi encontrado no local para falar sobre o fato, mas populares disseram que o expediente na unidade de saúde se encerra às 17h.

Outro centro regional de saúde, onde os usuários reclamam da superlotação e da falta de medicamentos e infraestrutura é o do Bairro Moreninhas III. Por lá, cerca de 10 dos 40 pacientes estavam aguardando atendimento médico em pé, por que não haviam cadeiras suficientes.

Segundo o paciente Adriano Souza, 37 anos, ao lado do centro de saúde existe o prédio que deveria ser de uma unidade de saúde, mas o local está abandonado e as obras inconclusas. “Faz trinta anos que moro aqui e nunca vi esse posto de saúde vazio, sempre está superlotado. Talvez se eles inaugurassem logo essa nova unidade de saúde desafogaria a demanda do posto de saúde”, comentou.

Conforme o caminhoneiro Robson Henerry Almança, 45 anos, apenas um médico fazia o atendimento na tarde desta segunda-feira. Para ele, o caos na saúde está por todo o país e quem sofre é o povo mais carente. “Viajo muito por todo o Brasil e já vi que o problema existe em qualquer lugar. O jeito é torcer para não ficar doente”, explicou.

A auxiliar de serviços gerais Gleice Cristina, 26 anos, disse que outro problema é a falta de medicamentos. “Eles sempre passam a mesma coisa e nunca resolvem o que a pessoa está sentindo. Esses dias um senhor chegou aqui 7h e só foi atendido às 12h. É um absurdo essa demora”, finalizou.

O Campo Grande News entrou em contato com a Sesau para saber do posicionamento da secretaria em relação à abertura do inquérito que pretende investigar a falta de médicos e equipamentos nas UBSs, mas as ligações não foram atendidas.

Nos siga no Google Notícias