ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

MPE investiga irregularidade em instalação de areeiro na bacia do Guariroba

Michel Faustino | 03/03/2015 15:00
Bacia do Guariroba representa mais de 50% do abastecimento de água da Capital. (Foto:Marcos Ermínio/Arquivo)
Bacia do Guariroba representa mais de 50% do abastecimento de água da Capital. (Foto:Marcos Ermínio/Arquivo)

O MPE-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) instaurou inquérito para investigar eventual irregularidade na instalação de um areeiro pela empresa Mineradora Eva Ltda nas imediações dos córregos Guariroba e Água Turva, no Km 13 à esquerda da BR-262, em Campo Grande.

Conforme o procedimento publicado no Diário Oficial do órgão nesta terça-feira (03), o MPE, por meio da 26ª Promotoria de Justiça da Comarca de Campo Grande, questiona as condições ambientais do empreendimento, tendo em vista que o mesmo estaria situado próximo a APA (Área de Proteção Ambiental) da Bacia do córrego Guariroba.

A preocupação quanto aos riscos que o empreendimento trás a um dos principais mananciais de água que abastecem a Capital já foi retratada em reportagens publicadas pelo Campo Grande News.

O ambientalista Haroldo Borralho lembra que a Bacia do córrego Guariroba é responsável por cerca de 55% do abastecimento de água do município. Borralho ressalta que mesmo que área de concessão não esteja dentro da Bacia do Guariroba, o manuseio de sedimentos próximo a esta área pode trazer riscos.

Concessão – A autorização para a empresa Mineradora Eva Ltda para instalação do empreendimento foi publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) no dia 28 de fevereiro. Conforme a publicação a licença é valida por 12 meses a contar do dia 18 de fevereiro.

Sem paradeiro – Na época, o Campo Grande News foi até o local onde o empreendimento seria instalado, no entanto, não encontrou nenhuma atividade. A Mineradora Eva também foi procurada por telefone, mas nenhum dos números disponíveis na internet e listas telefônicas estavam em operação.

Dentro da lei - Em nota, a Prefeitura alega que a Mineradora Eva Ltada está situada na Rodovia BR 262 – km 13 – na margem esquerda, portanto fora da Bacia do Córrego Guariroba.

Segundo a nota, o empreendimento está licenciado ambientalmente, possuindo Licença de Operação e no momento encontra-se em análise a solicitação para a renovação da Licença de Operação.

“Por ocasião do licenciamento ambiental foram apresentados os estudos ambientais necessários. Foi requerido licenciamento ambiental para uma nova área, sendo contígua à área já licenciada, sendo concedida a Licença de Instalação, a qual autoriza a implantação do empreendimento. A atividade de extração da areia é desenvolvida através de cava e não no leito do córrego. Assim, ocorrendo em circuito fechado, não havendo portanto lançamento em curso d’água”, conclui.

Nos siga no Google Notícias