ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

MPE investiga dano ambiental causado por gasoduto à Bacia do Guariroba

Liana Feitosa | 03/03/2015 11:11

O MPE/MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) abriu dois inquéritos civis para investigar duas empresas suspeitas de causar danos ambientais na região de Campo Grande, entre elas, a TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil).

A TBG transporta gás natural por 2.593 quilômetros no Brasil. O gasoduto tem início em Corumbá, atravessa 136 municípios em quatro estados, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, e termina em Canoas, Rio Grande do Sul.

Segundo o MPE, existem indícios de que a TBG e a Mineradora Eva, com sede em Campo Grande, estejam causando prejuízos à APA (Área de Proteção Ambiental) da Bacia do Córrego Guariroba, por isso, os inquéritos civis foram abertos.

O objetivo, em relação à atuação da Mineradora, é apurar eventual irregularidade relativa à instalação de areeiro em área adjacente à APA do Guariroba.

Em relação à TBG, o inquérito vai investigar indícios de degradação ambiental na faixa de servidão do gasoduto, especificamente na faixa que passa pela área de proteção.

O Campo Grande News tentou contato com a mineradora por meio de três números telefônicos, mas nenhuma ligação foi atendida.

A reportagem também tentou falar com representantes da TBG, mas um funcionário da sede da transportadora, no Rio de Janeiro, informou que só seria possível contatar a empresa pelo site. Uma mensagem foi enviada, mas até o fechamento desta matéria nenhuma resposta foi recebida.

Nos siga no Google Notícias