ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

MPE recomenda alterações no estatuto de ONG que atua com cooperativas

Ricardo Campos Jr. | 21/05/2015 16:00

Com menos associados que o número de vagas na diretoria, a ONG Espads (Economia Solidária, Preservação Ambiental e Desenvolvimento Social) terá de reformular o estatuto para se adequar à baixa demanda de voluntários. A entidade trabalha com a capacitação e treinamento de duas cooperativas de reciclagem em Campo Grande.

Os problemas chegaram ao ouvido do promotor Gevair Ferreira Lima Junior, que emitiu uma recomendação nesta quinta-feira (21) solicitando as alterações. A diretoria tem dez dias para informar o MPE (Ministério Público Estadual) se irá ou não acatar a medida e 60 dias para reunir os membros para as deliberações necessárias.

Foi pedida uma assembleia para admissão de novos associados, inserção de um quórum para alteração do estatuto, estabelecimento do tempo de mandato da diretoria, alem da regularização de contas pendentes de aprovação, entre outros.

O presidente da instituição, Getúlio Lima Raimundo, concorda que a entidade não se adequou à debandada de membros dos últimos tempos. “Temos que nos aperfeiçoar”, opina.

Segundo ele, o trabalho da ONG envolve ajuda a grupos sociais no intuito de fortalecê-los administrativa e emocionalmente, reforçando as relações entre os integrantes e ensinando técnicas para melhorar o trabalho em equipe. Desde 2011 eles atuam junto aos catadores.

“Antes nos dedicávamos aos trabalhos com o pessoal dos assentamentos, pois às vezes eles são até organizados, mas fragilizados, não avançam pela falta de planejamento. Nós os ensinamos a documentar tudo, aumentar a qualidade, procurar trabalhar juntos, estimular o processo organizacional”, explica.

Getúlio garante que vai atender a recomendação do MPE, mas antes precisa contatar todos os membros e convocar uma assembleia para propor e fazer as mudanças estatutárias, o que só deve ser feito a partir de segunda-feira.

Nos siga no Google Notícias