ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Mulher vítima de violência ganha novo espaço de recuperação

Antonio Marques | 16/10/2015 13:08
O novo Ceam foi inaugurado hoje na região central da Capital e o Governo pretende ampliar o atendimento às mulheres (Foto: Marcos Ermínio)
O novo Ceam foi inaugurado hoje na região central da Capital e o Governo pretende ampliar o atendimento às mulheres (Foto: Marcos Ermínio)

Com o objetivo de ampliar o atendimento continuado às mulheres vítimas de violência, o governo do Estado inaugurou, na manhã de hoje o novo Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência) na região central de Campo Grande. Funcionando desde julho em espaço mais amplo, o Centro mais que dobrou a capacidade de atendimento nos últimos meses, chegando a 270 mulheres atendidas em setembro passado.

Durante o evento, que contou com participação de diversas autoridades do Estado, a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja Roca, lembrou que a parceria entre o Centro e a Casa da Mulher Brasileira é fundamental para a recuperação da mulher que sofre violência. A mulher recebe o primeiro atendimento na Casa e depois é encaminhada ao Ceam para o acompanhamento psicossocial.

Luciana Azambuja disse que em junho e julho passados, ainda no antigo prédio do Ceam, eram atendidas entre 100 a 120 mulheres, porém com a mudança de local esse número passou para 260 a 270 nos meses de agosto e setembro. Ela lembrou a necessidade de novas parcerias para recebimento de doações de empresas e instituições para a manutenção das atividades no espaço.

O Ceam oferecerá atendimento psicossocial às mulheres que sofreram violência, incluindo psicoterapia. Terá ainda espaços elaborados para terapia individual, terapia em grupo, triagem psicossocial, oficinas de trabalho, palestras e reuniões. Também vai incluir o atendimento às crianças que acompanham as mães e, em muito casos, também são vítimas.

Por isso, o local conta com uma brinquedoteca para as atividades de acolhimento às crianças e também uma biblioteca feminista, com obras de autores renomados. Para evitar enterromper o acompanhamento e incentivar as mulheres a procurarem o atendimento, o diretor-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso Sul), Wilton Acosta, se comprometeu em oferecer o vale transporte às mulheres.

A delegada Marília de Brito Martins, da Delegacia de Atendimento à Mulher, lembrou que o lugar é importante para preparar o fortalecimento da mulher vítima para romper o ciclo de violência. Ela lembrou em neste ano foram registrado 5.200 boletins de ocorrência, 3.000 atendimentos no órgão e foram feitas cerca de 600 prisões de autores de crimes contra a mulher.

A vereadora Luiza Ribeiro (PPS) lembrou da importância do Ceam para Campo Grande, considerando os dados lamentáveis que colocam Mato Grosso do Sul entre os estados de maior violência contra a mulher no país. “É o segundo do Brasil no índice de estupro à mulheres e crianças”, disse ela, referindo-se ao levantamento do 9º Anuário da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, com dados de 2014.

Para a primeira dama do Estado, Fátima Azambuja, o novo Centro representa a preocupação e dedicação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em priorizar ações de atendimento humano. “Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas neste início de governo, hoje estamos inaugurando este espaço novo e amplo de acolhida às mulheres em situação de violência”, destacou ela, justificando a ausência do governador em razão de estar cumprindo agenda no interior.

A vice-governadora Rose Modesto também seguiu a mesma linha de discurso, destacando o compromisso do governo em buscar melhorar o tratamento humano. “Temos a consciência de que nesta área não se pode ficar parado. Enquanto estamos aqui, lamentavelmente milhares de mulheres estão sofrendo violência em nosso país”, alertou.

O novo espaço do Ceam está localizado à Rua Pedro Celestino, 437, no centro da Capital, a 100 metros da Avenida Fernando Corrêa da Costa, sentido bairro. O telefone de contato é 3361-7519. O horário de atendimento é das 7h30 às 17h30, sem fechar para almoço. As mulheres em situação de violência também podem ligar para o disque denúncia 180. 

Primeira dama e vice-governadora participam  do descerramento da faixa de inauguração do novo Ceam (Foto: Marcos Ermínio)
Primeira dama e vice-governadora participam do descerramento da faixa de inauguração do novo Ceam (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias