ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Músicos tentam reaver instrumentos confiscados no Damha

Além da apreensão de um violão, uma sanfona e um cajón, festa terminou com a prisão de empresário e um dos artistas

Anahi Zurutuza | 19/08/2020 17:24
Instrumentos musicais foram apreendidos pela polícia (Foto: PMA/Divulgação)
Instrumentos musicais foram apreendidos pela polícia (Foto: PMA/Divulgação)

Os músicos que tiveram instrumentos apreendidos na festa em casa do Damha 3 que terminou com o empresário Aloisyo José Campelo Coutinho e um dos artistas presos foram à Justiça para requerer o material confiscado de volta. Eles alegam que vivem da música.

Na madrugada do dia 15, operação das polícias Civil e Militar Ambiental apreendeu na casa do empresário um violão, uma sanfona e um cajón. Paulo Roberto Savala da Silva, de 31 anos, chegou a ser preso por desacato. Após o registro da ocorrência, conforme a defesa do músico, ele foi liberado, mas um celular e o seu violão continuaram apreendidos.

Ainda conforme a advogada dos artistas, Ilda Lourenço da Silva, Diogo Chaves Calistro não estava no local, mas havia deixado uma sanfona e a case na residência.

A defesa argumenta que os instrumentos são o meio de trabalho lícito dos clientes e que não interessam ao processo, “ainda mais tratando-se de crime de desacato”. Alega que as mídias contidas no celular podem ser salvas em outro dispositivo e que a não devolução dos objetos causará prejuízos irreparáveis aos músicos.

O pedido foi feito pouco depois do meio dia de hoje e ainda não foi distribuído para que um juiz possa analisá-lo.

Aloisyo Coutinho conversa com policiais durante abordagem (Foto: Vídeo Direto das Ruas/Reprodução)
Aloisyo Coutinho conversa com policiais durante abordagem (Foto: Vídeo Direto das Ruas/Reprodução)

O caso – Na madrugada daquele sábado, equipes da 3ª Delegacia de Polícia Civil, do GOI (Grupo de Operações e Investigações) e da PMA (Polícia Militar Ambiental) foram ao endereço do empresário por volta das 0h30, após denúncia de festa com música ao vivo.

Aloisyo já acumula procedimentos administrativos e processo instaurados pelo condomínio, além de vizinhos já terem a polícia mais de uma vez para denunciar festas com som muito alto.

Policiais militares ambientais mediram a pressão do som emitido pela aparelhagem da banda que tocava na residência e o resultado foi de 61,1 decibéis. A potência máxima permitida é de 45 decibéis. No local, os policiais encontraram cerca de 20 pessoas.

A prisão em flagrante do empresário se deu por crime ambiental (poluição sonora), desacato, desobediência civil e perturbação do sossego. O morador foi ainda multado em R$ 15 mil pela PMA. Ainda no dia 15, Aloisyo pagou fiança de R$ 200 mil e foi solto.

Por decisão do juiz Maurício Petrauski, o condômino está proibido de frequentar ou promover festas, eventos e reuniões de qualquer natureza que gerem aglomeração de pessoas, inclusive eventos esportivos e campeonatos. O magistrado determinou que o empresário fique em casa das 21h às 5h.

Segundo consta em boletim de ocorrência, o músico foi preso por xingar e ameaçar policiais.

Nos siga no Google Notícias