ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Na 1ª ocupação desde mudança do Incra, comerciantes contabilizam prejuízos

Zana Zaidan | 05/05/2014 12:26
De "mala e cuia", sem-terra ocupam pela primeira shopping Marrakech (Foto: Cleber Gellio)
De "mala e cuia", sem-terra ocupam pela primeira shopping Marrakech (Foto: Cleber Gellio)

Com colchões, mantimentos e caixas de som, a presença de 600 famílias do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-terra) no prédio do shopping Marrakech fez os lojistas contabilizarem prejuízos na manhã de hoje (5).

Esta é a primeira vez que os movimentos sociais realizam um ato de protesto no shopping, desde que o Incra (Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária) passou a funcionar no local, em outubro do ano passado. De “mala e cuia”, os sem-terra garantem que o ato não tem data para acabar, até que haja um acordo satisfatório quanto à retomada da Reforma Agrária.

“Hoje não entrou nenhum cliente. Esse tumulto, essa multidão parada na frente, inibe a entrada das pessoas”, afirma Dayane Borges, gerente de uma loja de roupas que há dez anos funciona no Marrakech.

Corredores do shopping foram tomados pelo ato (Foto: Cleber Gellio)
Corredores do shopping foram tomados pelo ato (Foto: Cleber Gellio)

Na época em que a mudança de sede foi anunciada, os lojistas apostaram no “renascimento” do comércio, que durante anos ficou abandonado. A administração do Marrakech, acrescenta Dayane, distribuiu uma notificação na sexta-feira, informando sobre a ocupação, e optou por manter as portas abertas. O proprietário da loja de roupas estava à caminho para verificar a situação e definir se continuaria aberta.

Hoje, tudo funcionou normalmente, inclusive o Incra. Por medida de segurança, a entrada da rua Antônio Maria Coelho foi fechada, e o acesso é feito somente pela rua 25 de Dezembro.

“Mas não atendemos ninguém. E, pelo que estamos ouvindo, é para ficarmos preparados para esse protesto durar a semana toda”, conta a funcionária de um salão de beleza, que não quis ter o nome divulgado.

Por outro lado, na única lanchonete do shopping, a proprietária era só sorrisos. Segundo ela, a venda triplicou durante a manhã. “Foi o dia que mais vendi, depois de seis anos. Por mim, está tudo certo, e que eles venham mais vezes”, diz.

As lideranças dos movimentos aguardavam reunião com o superintendente do Incra-MS, Celso Cestari. Depois de ouvi-lo, definiriam por manter, ou não, a ocupação.

Nos siga no Google Notícias