ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Na favela, torcida das mães é por vaga em creche para conseguir trabalho

Expectativa é matricular filhos em Ceinf próximo a suas casas. Mas atenção: período para confirmação de matrículas será entre 15 e 26 de janeiro.

Anahi Gurgel | 12/01/2018 08:19
Stefany e a filha de 1 ano e 6 meses, durante almoço. "Espero conseguir vaga na creche para ajudar meu marido na renda". (Foto: Saul Schramm)
Stefany e a filha de 1 ano e 6 meses, durante almoço. "Espero conseguir vaga na creche para ajudar meu marido na renda". (Foto: Saul Schramm)

Um barraco de lona e muita vontade de melhorar as condições de vida. É esse o cenário que rodeia Stefany Arlindo de Freitas, 18 anos, enquanto aguarda ansiosa por uma vaga no Ceinf (Centro de Educação Infantil) Engenheiro Valdemir Correa de Resende, no Jardim Canguru, onde espera deixar a filha de 1 ano e 6 meses para conseguir trabalho.

“Quero ajudar meu marido e melhorar nossa renda. Ele ganha um salário mínimo e nosso gasto é grande com remédio, fralda, comida” diz. Ela conta que procurou a creche em novembro de 2017 e inscreveu a filha para conseguir vaga no berçário II.

“Me disseram que estou em uma fila de espera. Quero muito conseguir porque não tenho com quem deixar minha filha”, explica. 

Essa expectativa é vivenciada por outros moradores da região, ao sul de Campo Grande, que foram transferidos da favela Cidade de Deus para a área há quase 2 anos.

Francisca e dois de seus 5 filhos em frente de sua casa, no Jardim Canguru. "Nem sei se vou tentar vaga para meu caçula. Dizem que é difícil." (Foto: Saul Schramm)
Francisca e dois de seus 5 filhos em frente de sua casa, no Jardim Canguru. "Nem sei se vou tentar vaga para meu caçula. Dizem que é difícil." (Foto: Saul Schramm)

Dos cinco filhos da dona de casa Francisca do Nascimento, 33, o caçula, de 1 ano e 6 meses, ainda não foi matriculado no Ceinf. “A conversa que a gente escuta aqui no bairro é de que a fila é grande. Eu procurei ano passado mas só tive dor de cabeça. Nem sei se irei tentar de novo para 2018”, afirma. 

Para incrementar o ganho da família, que sobrevive basicamente do salário mínimo do marido, inscrito em curso do Proinc (Programa de Inclusão Profissional), Francisca comercializa produtos de limpeza e rasteirinhas.

“Durante as férias até que facilita, mas quando os meus filhos mais velhos não podem cuidar do bebê, ou fico em casa ou levo ele comigo. É muito complicado”, avalia.

Cheia de esperança, a auxiliar de cozinha Daiane dos Santos, que também tem cinco filhos, buscou vaga no Ceinf para o caçula de 3 anos. “Ele está na fila. Tomara que consiga, pois para meu marido cuidar dele, eu tive que procurar trabalho à noite”, comenta.

Crianças durante as férias brincam na varanda de casa. Famílias aguardam por vagas em creche. (Foto: Saul Schramm)
Crianças durante as férias brincam na varanda de casa. Famílias aguardam por vagas em creche. (Foto: Saul Schramm)

E a Semed? A Prefeitura, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), comunicou que o período de matrícula para alunos que estão na fila de espera dos Ceinfs será aberto na Segunda-feira (15). A relação pode ser conferida pelo site www.campogrande.ms.gov.br/semed.

“Entre 15 e 26 de janeiro, os responsáveis devem comparecer ao Ceinf com toda a documentação exigida. Caso a matrícula não seja feita no prazo, a criança perderá a vaga e deverá fazer novo cadastro, voltando ao final da lista de espera", informou.

Todo o procedimento neste ano será feito pela internet, sem contato via telefone. Por isso é fundamental o acompanhamento de todas as etapas. Para fazer o cadastro, os pais devem selecionar 3 opções de Ceinf.  

A Central de Matrículas está localizada na Rua Onicieto Severo, nº 460, na Vila Margarida, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Quem ainda não possui cadastro deve acessar o site www.matriculasreme.capital.ms.gov.br. Informações pelo telefone 0800 615 15 15.

Neste sábado (13), haverá um plantão na Praça Ari Coelho, com orientações sobre o cronograma para designações de Ceinfs para este ano. 

Nos siga no Google Notícias