ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

No coração do Parque das Nações Indígenas, obra exibe letreiro 11 anos depois

Entrada do empreendimento diz que aquele será espaço para “experiência e conhecimento”

Anahi Zurutuza e Aline dos Santos | 28/03/2022 08:09
Operários tiram lona de letreiro na entrada do Bioparque Pantanal. (Foto: Henrique Kawaminami)
Operários tiram lona de letreiro na entrada do Bioparque Pantanal. (Foto: Henrique Kawaminami)

Mais de uma década depois que as primeiras estacas foram fincadas, o acesso à elipse gigante que pousa logo ao lado da principal entrada do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, ainda está impedido por grades, mas já tem o nome em exibição.

Na manhã desta segunda-feira, 28 de março, minutos antes da hora marcada para a inauguração, o letreiro do Bioparque Pantanal, antigo “Aquário”, foi descoberto por operários da obra (veja vídeo logo abaixo) e diz que aquele será espaço para “experiência e conhecimento”.

Nos altos da Avenida Afonso Pena, cones, a polícia de trânsito e equipe do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) fazem a organização do fluxo de veículos e pedestres. Aos poucos, os convidados para a cerimônia de entrega do empreendimento chegam caminhando.

Ao longo destes 11 anos de construção, a obra mudou três vezes de “identidade”. Foi lançada, em 2011, como Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, pelo então governador André Puccinelli (MDB), mas já naquela época, ganhou o apelido de Aquário do Pantanal. Hoje, será inaugurado como Bioparque, por Reinaldo Azambuja (PSDB).

Os portões e portas a serem abertos dão acesso ao universo de 5,2 milhões de litros de água e 60 mil peixes. Tudo isso ao custo de R$ 230 milhões.

Por enquanto, nadam por lá 20 mil peixes. Logo na entrada, num aquário de 35 toneladas, com 6 metros de altura de oito de comprimentos, pacus apresentam o balé para os visitantes.

O maior dos tanques, um túnel com cúpula de sete metros de altura, por onde se espalham 1,2 milhão de litros de água, coloca o visitante dentro de um rio para exibir o nado dos pirarucus, um dos maiores peixes de água doce do mundo.

O Bioparque Pantanal também tem 15 jacarés e uma sucuri de três metros e, inicialmente, abrirá somente para a visitação de alunos de escolas públicas. Em maio, será a vez do público em geral, com visita guiada. A entrada será gratuita até 31 de dezembro.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News


Nos siga no Google Notícias