No Dia D, prefeita se vacina para incentivar procura por doses em Campo Grande
Ao todo foram disponibilizadas 15 mil doses durante a mobilização
Durante o Dia D, mobilização nacional contra a gripe, na manhã deste sábado (10), a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP) entrou na fila e se vacinou no drive-thru do Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho. O exemplo busca incentivar a população campo-grandense a procurar as doses do imunizante já que a cobertura vacinal de 19,31%, está abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Prefeita de Campo Grande se vacina no Dia D para incentivar população. A baixa adesão à campanha nacional de vacinação contra a gripe motivou a prefeita Adriane Lopes a se vacinar publicamente neste sábado. A cobertura vacinal em Campo Grande está em 19,31%, muito abaixo da meta de 90% do Ministério da Saúde. Autoridades de saúde alertam para os riscos da baixa procura, especialmente entre idosos, grupo mais vulnerável a complicações da gripe. A campanha visa atingir a meta com a ampliação dos pontos de vacinação, incluindo unidades de saúde e drive-thrus. Fake news sobre a vacina são apontadas como um dos fatores para a baixa adesão.
Depois de se vacinar, Adriane ainda reforça que as doses estão disponíveis em todas as regiões da Capital. Os pontos de vacinação do fim de semana foram definidos para aproximar a campanha da população.
“Se você mora mais distante do drive, nós estamos com as unidades de saúde também abertas, de escalas diferenciadas, para atender a população da nossa cidade. Quero convidar a vocês a buscar essa imunização, porque está liberado para todas as idades da nossa Capital”, disse.
O coordenador geral da força nacional do SUS (Sistema Único de Saúde), Rodrigo Stabeli, acompanha as ações em Campo Grande e também se vacinou para dar o exemplo. Ele avalia que a baixa procura está associada ao movimento mundial de fake News.
“A vacina não vai te colocar chip nenhum, a vacina não vai trazer nada com a sua sexualidade. A vacina é feita e comprovada pela Ansiva, que é a segunda maior instituição de credibilidade mundial com relação a vigilância em saúde. A vacina vem para salvar vidas”, disse. “Não existe nada na vacina, a não ser a proteção contra o vírus da gripe”.
A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Veruska Lahdo, aponta que o município identificou a pouca adesão dos idosos, que fazem parte do grupo de risco.
“A população prioritária é quem mais vem a sofrer com complicação, risco de internação e até mesmo óbito. O que preocupa é o risco de agravamento e internação nessa população que agrava e muitas vezes não tomaram a vacina”, explica.
No drive thru do Parque Ayrton Senna a expectativa é vacinar três mil pessoas até às 17h. Estão disponíveis quatro box de vacinação para quem chegar de carro e um espaço para atender a população a pé.
O comprador Willian da Silva Santos, de 38 anos, acordou cedo para garantir vacinação de toda a família. “Resolvemos vir por que tem muitas pessoas gripadas, os postos estão muito cheios, então vim prevenir principalmente os pequenos. Está faltando um mas ele vai vir de tarde”, contou.
Ao todo foram disponibilizadas 15 mil doses durante a mobilização de hoje, sendo 2 mil no drive thru do Corpo de Bombeiros e as demais nas unidades de saúde. Confira os pontos de vacinação.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.