ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Capital

No dia do aniversário, hospital assina aditivo com repasses por 3 meses

O novo aditivo é válido de 1º de Julho a 30 de Setembro de 2017

Guilherme Henri e Mayara Bueno | 18/08/2017 12:55
Prefeito Marquinhos Trad ao lado do secretário de saúde do município Marcelo Vilela (Foto: André Bittar)
Prefeito Marquinhos Trad ao lado do secretário de saúde do município Marcelo Vilela (Foto: André Bittar)

Em seu aniversário de 100 anos, a Santa Casa oficializou com a Prefeitura de Campo Grande, na manhã desta sexta-feira (18), um termo aditivo mantendo repasses mensais de R$ 20 milhões por três meses para a entidade que mantém o maior hospital do Estado.

Santa Casa e município negociam atualmente a celebração de um contrato definitivo para manutenção da parceria, cujos recursos também são provenientes do Governo Federal e do Estado. A principal divergência para um acordo é o acrécimo de R$ 3 milhões nos repasses solicitado pela direção do hospital, que alega operar com déficit na receita considerando a crescente demanda.

O prefeito da Capital, Marquinhos Trad (PSD), reafirmou que a prefeitura não pode arcar com o reajuste reivindicado pela unidade de saúde.

“O objetivo da prefeitura e o da Santa Casa é oferecer o que é melhor à população. A prefeitura sempre honrou com o contrato, que inclusive foi assinado hoje. O problema nunca foi a falta de repasse e sim o aumento da verba”, explicou Marquinhos.

Sobre o aditivo de tempo, o secretário de Finanças do município, Pedro Pedrosian Neto, reforçou que a prefeitura não tem dinheiro para aumentar o repasse e explicou que a decisão de assinar um aditivo de três meses partiu da própria entidade de saúde.

“Nós, enquanto prefeitura, tínhamos o interesse de um aditivo com tempo maior, porém a Santa Casa estabeleceu os três meses, para que no final do contrato possa novamente entrar em negociação do valor”, explica.

O novo aditivo é válido de 1º de Julho a 30 de Setembro de 2017.

Impasse - O convênio entre o hospital e município foi assinado em 8 de dezembro de 2015, com validade até o fim de 2016. Neste ano, a parceria é mantida por meio de aditivos e, este período, tem sido marcado por divergências entre poder público e a direção da unidade de saúde, que chegou a “fechar os portões” a demandas espontâneas alegando superlotação do Pronto Socorro.

Além disso, no início deste mês de agosto, houve a paralisação dos funcionários da enfermagem da Santa Casa, com 30% da escala sendo mantida devido o atraso do pagamento pela entidade.

Nos siga no Google Notícias