ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

No dia do jornalista, associação de promotores barra blog na Justiça

Paulo Nonato de Souza e Nyelder Rodrigues | 07/04/2017 18:14

A Justiça Estadual acatou pedido feito pela ASSMPMS (Associação dos Membros do Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e determinou que o Blog do Nélio, editado pelo jornalista Nélio Brandão, terá que ser retirado do ar. A decisão é do juiz da 2ª Vara Cível de Campo Grande, Paulo Afonso de Oliveira.

O documento aponta para a "imediata retirada do ar" deve acontecer dentro do prazo de dois dias, válidos a partir da citação de Nélio sobre a decisão. Enquanto isso não ocorrer, o blog poderá seguirá no ar. Caso a determinação seja desobedecida, foi impetrada pena de prisão. O jornalista ainda pode recorrer do caso.

A censura imposta pela associação, alegando "sofrer ataques de setores da mídia, notadamente sites e blogs de alcance local e regional", acontece justamente no Dia do Jornalista, “comemorado” nesta sexta-feira, 07.

Em nota, o presidente ASSMPMS, Lindomar Tiago Rodrigues, diz que “a instituição tem alcançado vitórias importantes, como a ratificação ou retirada de matérias do ar, tudo cumulado com aplicação de multas e outras sanções”.

“Mas agora obtivemos a mais contundente vitória: a imediata retirada do ar, do denominado Blog do Nélio. A parte ré, mesmo após decisão nestes autos e multa diária fixada e dobrada, insiste em reiteradamente descumprir a tutela concedida, continuando a publicar matérias desabonadoras dos membros do Ministério Público Estadual, que extrapolam o mero “animus narrandi” (intenção de contar o que testemunhou ou ouviu sobre alguém) ou de informação”, diz a nota divulgada pela Associação.

Já a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul, Marta Ferreira, disse que irá decidir coletivamente de que forma poderá atuar em relação a esse caso. “Mas o Sindjor é contra toda forma de censura”, ressaltou.

Em caso mais recente envolvendo justiça e o exercício da atividade de blog, por decisão do juiz da 13ª Vara Federal do Paraná, Sérgio Moro, em março deste ano, dia 21, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão e de condução coercitiva (quando o indivíduo é levado para depor obrigado) contra o blogueiro Eduardo Guimarães, editor do "Blog da Cidadania".

Dois dias depois, em despacho o juiz recuou e decidiu pela retirada de qualquer identificação da fonte do blogueiro.

*matéria atualizada às 23h13 para correção de informações

Nos siga no Google Notícias