ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Ministério Público vê nepotismo na contratação de assessor e filho médico

Promotor recomendou que prefeita de Dourados exonere ex-vereador de cargo confiança ou o filho dele, diretor da UPA

Helio de Freitas, de Dourados | 17/02/2017 13:54
Albino Mendes deixou presidência da Funsaud, mas foi nomeado para cargo no gabinete da prefeita (Foto: Divulgação)
Albino Mendes deixou presidência da Funsaud, mas foi nomeado para cargo no gabinete da prefeita (Foto: Divulgação)

O MPE (Ministério Público Estadual) quer que a prefeita de Dourados, Délia Razuk (PR), exonere o ex-vereador Albino Mendes do cargo de assessor especial do gabinete ou demita o filho dele, o médico Éverton Basílio Pacco Mendes, do cargo da função de diretor técnico da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

No entendimento do promotor de Justiça do Patrimônio Público Ricardo Rottuno, a permanência de pai e filho nos cargos configura crime de nepotismo por “violar os princípios da administração, notadamente da moralidade, legalidade e impessoalidade”, além de constituir ato de improbidade administrativa.

O município já foi notificado sobre a recomendação e tem dez dias para se pronunciar sobre o caso. Caso nenhuma providência seja tomada pela prefeitura, o promotor disse que vai entrar com ação judicial por descumprimento da lei.

O caso – Ex-vice-prefeito e ex-vereador, Albino Mendes foi um dos coordenadores da campanha da prefeita de Dourados no ano passado. Assim que assumiu a prefeitura, Délia Razuk nomeou o aliado para a presidência da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados).

Albino ficou menos de um mês no cargo e pediu exoneração no início de fevereiro. Délia Razuk, no entanto, o convenceu a ficar mais alguns dias no cargo e o decreto de exoneração foi declarado sem efeito.

Nesse intervalo, a diretora administrativa da fundação assinou a nomeação do médico Éverton Mendes como diretor técnico da UPA, que é gerenciada pela Funsaud. Alguns dias depois, o ex-vereador foi definitivamente exonerado da fundação e nomeado como assessor especial II, vinculado ao gabinete da prefeita.

Para o Ministério Público, “foi clara a tentativa dos envolvidos de ludibriar, principalmente a sociedade, dando ares de legalidade à manutenção de pai e filho em cargos de confiança vinculados, ainda que indiretamente, ao gabinete da chefe do Poder Executivo”.

A prefeitura ainda não se manifestou sobre a recomendação do Ministério Público.

Nos siga no Google Notícias